Barba falhada: 3 doenças de pele que podem afetar seu rosto

PorRafael Nardini 20 de Janeiro de 2018

Você decidiu, finalmente, deixar a barba tomar conta do seu rosto. Criou coragem, leu nossas dicas de como aparar, manter e cuidar da barba. E, bem, por algum motivo, sua barba parece estar falhada demais, talvez sinal de algum tipo de alergia ou doença de pele. E, bem, o resultado é uma barba falhada inesperada, que passa longe da sua ideia inicial.

Reunimos abaixo relatos de doenças de pele comuns nos rostos masculinos. E algumas dicas de como evitá-las também.

Barbas falhadas e as doenças de pele masculina

1. Acne

Segundo as palavras de Evan Rieder, professor de Dermatologia no NYU Medical Center , em entrevista para a revista GQ americana, a acne é comum para quem acabou de adotar a barba:

“Muitas vezes, vemos um aumento na acne e nos pelos encravados (que podem parecer acne) quando os homens passam a cultivar a barba ou mudam de um visual clean para o barbado. As razões para isso são variadas, mas a maioria tem a ver com a higiene. Os homens tendem a negar a limpeza da barba, e o cabelo da barba pode coletar muitos detritos e bactérias que podem predispor ao desenvolvimento da acne”, conta Rieder.

“Para ajudar a prevenir e tratar as espinhas relacionadas ao pelo facial, os homens devem lavar a barba duas vezes ao dia com um, trocar fronhas do travesseiro com frequência e prestar melhor atenção à higiene. Particularmente, em pessoas com cabelos encaracolados, o pelo curto da barba pode crescer de volta para dentro da pele e causar uma certas alergias, o que pode levar ao desenvolvimento de pontos vermelhos e dolorosos que se parecem com a acne”, explica.

2. Alopecia

Quem melhor que o doutor mais conhecido do Brasil para nos explicar que é a alopecia, doença que pode, sim, ser a causa da barba falhada? Drauzio Varella, em trecho retirado do site oficial do médico, explica a doença de pele:

“Alopecia areata, conhecida popularmente como ‘pelada’, é uma condição caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou em outras partes do corpo (cílios, sobrancelhas, barba, por exemplo). Ela acomete de 1% a 2% da população, afeta ambos os sexos e todos os grupos raciais. O distúrbio pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos”.

E o que pode motivar o problema, doutor?
“Entre as possíveis causas do distúrbio, estão fatores genéticos (em 10% a 42% dos casos, há outras pessoas na família com o problema) e imunológicos (genes implicados na suscetibilidade à alopecia areata provavelmente interagem com fatores ambientais desencadeantes, como o estresse ou a presença de micro-organismos, para disparar uma resposta imunológica que lesa o folículo piloso)”.

3. Micose na barba

A Dra. Alison Barwise, colunista da GQ UK, fala sobre a micose na barba:

“Tinea Barbae é uma infecção da pele na área que cresce a barba. Provoca uma erupção escamosa vermelha e inflamada, que também pode tornar-se cheia de pus. Alguns homens percebem a perda de cabelo na área afetada”, conta a médica.

A micose é causada por um fungo e e mais comum em homens que têm contato direto com cachorros e gatos, por exemplo. “É mais comum em homens suam excessivamente, façam uso de produtos oleosos ou gordurosos no rosto ou que tenham algum outro problema de saúde, por exemplo, diabetes”.

Como evitar doenças de pele

Não há uma receita simples e prática para ver-se livre problemas de pele que podem ocasionar barba falhada. Mas algumas medidas simples, como manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes garante que os pelos cresçam saudáveis. O que isso significa? Evitar, sempre que possível, o excesso de açúcar.

O consumo de proteína, que é diretamente ligado com a constituição da barba, é outro fator importante de equilíbrio para os novos barbudos. Carnes mais magras, como o frango ou peixes, e vegetais de folhas mais escuras são essenciais.

Leia também

Mais Recentes