8 atalhos para encarar sua barba falhada sem medo

PorRafael Nardini 17 de setembro de 2017

A barba falhada pode ser um vilão para os homens que sonham com aquele rosto cheio de pelos. Mas até quem não é favorecido pela genética pode usar uma barba estilosa e que é tendência — e não, você não precisa tomar minoxidil ou fazer outros truques. É possível, sim, ter uma barba falhada e usar isso ao seu favor. Antes, vale dizer: seja quem tem barba cheia ou falhada, é essencial cuidar bem dela para ter uma aparência legal. Não adianta nada ter aquele rosto preenchido e não cuidar.

8 questões sobre barba falhada respondidas

1. Por que sua barba é falhada?

O motivo que faz sua barba não ser cheia e sem buracos ainda não tem uma causa definida. Alguns fatores, acreditam os pesquisadores, acabam influenciando, incluindo seu estado emocional. Ou seja, aquela barba falhada na adolescência pode ser sinal de muito estresse desde cedo.

Além do emocional, a barba falhada é ligada à genética, doenças autoimunes ou até mesmo aos quadros de foliculite (espécie de inflamação da raiz dos pelos). Micose na pele é outra causa possível de falhas na barba.

2. O que fazer com a barba falhada?

Não há nada de errado em não possuir uma barba cheia, repleta sem nenhuma falha que seja. Ok, se você não está contente, há uma série de informações úteis nos próximos itens. Mas jamais se esqueça que você tem algo em comum com Ryan Gosling: uma barba que cheia de buracos. Logo, não há motivo para pânico.

3. Dicas de como disfarçar barba falhada

Ok, se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em disfarçar a falta de pelos e determinados pontos do rosto.

a) Uma ótima forma de disfarçar sua barba falhada é aparar as laterais, deixando-as mais curtas que o resto do rosto. Dessa forma você acaba usando as falhas em seu favor.

b) Outro truque possível é “desenhar” sua barba contando com as falhas. Por exemplo, se houver um “buraco” na região das bochechas, você pode apará-la totalmente nas regiões falhadas e manter a parte mais próxima do maxilar.

c) Aqui a dica é mais simples do que nunca. Aparar a barba com frequência vai acabar deixando as falhas menos aparentes, já que os outros fios não vão ficar bem maiores que o espaço sem pelos. Dessa forma, os pelos que demoraram mais a crescer vão ganhar tempo para correr atrás dos demais, diminuindo ainda mais as falhas.

4. O velho truque de lavar muito bem o rosto

Limpar muito bem a pele é uma questão de saúde que supera em muito a estética. É uma necessidade. Mas lavar o rosto é também um importante aliado para os poros limpos, que, por sua vez, são essenciais para a sua barba. Diariamente, perdemos milhares de células na parte exterior da nossa derme. Essa eliminação natural, no entanto, nem sempre é o suficiente, podendo entupir os poros. Poros interrompidos vão evitar com que a barba cresça.

Outra dica que pode ser muito útil é realizar uma esfoliação uma ou duas vezes ao mês. Com isso, seu rosto vai ganhar poros ainda mais limpos e abertos.

5. Alternativas para a barba falhada

Por que não tentar um estilo diferente? Ok, nem todo mundo fica bem de bigode ou cavanhaque. Mas você poderia bancar a ideia e ver nossa lista de barba para cada tipo rosto e investir em um estilo novo. Outra boa alternativa é usar um barbeador com lâminas menores, deixando os pelos mais aparados, sem deixar o rosto liso.

barba falhada

Foto: Istock/Getty Images

6. Como seu cabelo pode ajudar sua barba rala

Peça para seu barbeiro um corte que combine melhor com seu rosto e valorize seus traços. Já falamos disso aqui, lembra? Acredite: um corte de cabelo é capaz de mudar mais do que você imagina, reforçando traços e eliminando outros.

7. Vitaminas e cremes para barba falhada

Ok, tudo bem, tudo legal. Você agradece por todas as dicas até aqui, mas sente que não entendemos o seu problema. Você não quer uma solução para disfarçar ou assumir as falhas de forma positiva para seu estilo, mas sonha com uma barba completa de um lenhador. Bem, nesses casos há uma série de cremes e vitaminas para quem está lutando contra a calvície, como o minoxidil. Antes de tudo, consulte um médico. Jamais faça uso de nenhum medicamento ou vitamina sem acompanhamento profissional.

8. Transplante de barba rala

É a medida mais extrema. Pense, faz os cálculos, pense novamente. Um transplante de barba é caro (entre R$ 3 mil e R$ 6 mil). E você precisa de um acompanhamento de dermatologista para fazer avaliação da sua situação. A depender do seu caso, a cirurgia pode ser desnecessária. Normalmente, o implante é indicado para queda de cabelos, com casos de calvície hereditária.

Leia também

Mais Recentes