Os melhores estilos de barba para cada formato de rosto

PorRafael Nardini 23 de novembro de 2017

Como fazer as características naturais do seu rosto jogarem a favor do estilo da sua barba? Talvez você nunca ouviu falar, mas, acredite, pegar uma dicas sobre estilos de barba é importante antes de você decidir se vai manter um bigode, um cavanhaque ou apostar em uma full beard (quando você basicamente deixa os pelos crescerem sem muita preocupação de aparar um trecho específico ou remodelar os pelos).

Quem caminha pelas ruas das grandes cidades brasileiras já deve estar mais que acostumado para uma variedade sem fim de cortes e estilos. Das tradicionais às mais criativas, a barba voltou com tudo. E, você sabe, nem sempre o que parece bom para o Ryan Gosling funciona no seu rosto. E aqui não estamos falando de “beleza”, ok?

Formatos de olhos, nariz e o desenho do seu rosto podem jogar a favor ou contra o estilo da sua barba.

Mas respire fundo e fique tranquilo. As diferenças e peculiaridades do seu rosto são capazes de dar um match perfeito com um bigodão ou uma barba falhada. E é sobre isso que vamos falar nas próximas linhas. Aliás, você também consegue fazer algo parecido com o seu corte de cabelo, como já falamos antes.

Vamos lá?

1. Rosto Retangular

São aqueles rostos mais alongados, que acabam sendo mais longos que largos, dando a impressão que são mais estreitos. São os “primos” dos rostos ovais, onde as linhas do queixo acabam mais arredondadas que dos retangulares.

Tipo de barba que combina com o rosto retangular: Cavanhaque

O cavanhaque pode acabar realçando positivamente traços comuns a este tipo de rosto, como o maxilar mais marcado e quase quadrado. Um bom truque também é deixar o cavanhaque um pouco mais cheio que a barba nas bochechas, por exemplo. O truque das “camadas” é muito útil para quase todos os tipos de barba e rostos. E mesmo os barbeadores mais simples são capazes de criar os efeitos. Basta você criar diferentes pontos com diferentes alturas do aparelho. Vale a tentativa.

2. Rosto redondo

O rosto redondo é comumente associado ao ator Leonardo DiCaprio. Fica então a dica para conseguir identificar mais fácil se seu rosto é ou não redondo. Normalmente, as maçãs do rosto acabam sendo mais largas que a testa e o queixo, o que torna a ideia de camadas praticamente uma necessidade para homens com rosto arredondado. Evite com todas as forças manter a altura da barba nas bochechas igual ao bigode ou ao cavanhaque e às costeletas. Isso vai acentuar ainda mais a forma redonda do seu rosto.

Tipo de barba para rosto redondo: Volume no queixo

A tradicional barbicha com pelos maiores é uma excelente alternativa aqui. O próprio Leonardo DiCaprio faz uso desse recurso constantemente. Essa diferença no tamanho dos pelos pode ser mais aparente ou menos, dependendo muito do quanto você quer ousar ou acentuar as camadas da barba. Para os mais ousados, o tradicional estilo old dutch é outra saída interessante.

3. Rosto triangular

Se o seu rosto é triangular, parabéns. Você é um dos felizardos a poder testar praticamente qualquer alternativa de forma convincente, do bigode ao estilo mutton chops, as tradicionais costeletas cheias de Logan, o Wolverine de X-Men, que acabou imortalizado na pele do ator Hugh Jackman.

Você pode usar as costeletas para criar um ponto de atenção a mais além do queixo ou para tornar o resto menos alongado.

Tipo de barba que combina com o rosto triangular: costeletas aparentes

Ok, não faz seu estilo ser tão Wolverine assim. Que tal então manter a barba mais aparada e manter uma costeleta um pouco mais aparente e extensa – não precisa ir até o final do seu maxilar, claro! O truque vai deixar seu rosto mais anguloso e equilibrado. Aí vai bem do seu estilo pessoal. Mas também do tamanho da sua ousadia.

4. Rosto quadrado

A indicação pra esse rosto, é um tipo de barba que dê um pouco mais de comprimento ao rosto, acrescentando largura e peso. Desenhos mais arredondados também favorecem. Se você tem o rosto quadrado, o tipo ideal é a barba tradicional, mais cheia e por fazer, bem como os cavanhaques.

Tipos de barba para rosto quadrado: Barba cerrada e barba cheia

Este é um dos tipos de barba que cai muito bem em praticamente todos os tipos de rostos, sobretudo os mais quadrados e os mais ovalados, e dão um estilo mais ousado aos seus usuários.

5. Rosto oval

Homens com esse formato têm mais facilidade para combinar qualquer tipo de barba e corte de cabelo. Se desejar alongar seu rosto, deixe mais volume abaixo do queixo ou também uma pequena quantidade de pelo no pescoço.

Tipo de barba que combina com o rosto oval: Bigode

Para rostos mais redondos, chamado “triângulo invertido”, com o queixo mais acentuado e testa proeminente, o uso do bigode torna estas características mais atraentes, além de ser uma opção interessante para quem gosta de complementar com o cavanhaque.

Leia também

Mais Recentes