5 inspirações de barba para quem já passou dos 40 anos

PorVinicius Tamamoto 19 de junho de 2018

Não é só o nosso corpo que muda conforme envelhecemos. O estilo de roupa, o corte de cabelo e até a barba vão se modificando com a idade. Este último item pode gerar muitas dúvidas sobre como deve ser usado em homens com mais de 40 anos, já que normalmente os pelos estão mais grossos e grisalhos. Tirar tudo, focar no bigode ou deixar crescer? Será que vou parecer mais velho do que sou de barba ou vou aparentar ser muito novo sem ela?   

Cada caso é um caso, mas podemos garantir que a escolha certa do seu estilo de barba pode deixar sua aparência muito melhor do que com a cara pelada. Foi no começo desta década que a barba começou a ganhar força entre os homens e, apesar de dizerem que a moda estaria perto do fim, ela segue em alta. Celebridades como Johnny Depp, David Beckham e Idris Elba, todos quarentões famosos por ostentar barbas, são algumas das principais referências de estilo.

Reunimos a seguir algumas tendências de barba para caras mais velhos. Mas relaxa: tenha em mente que a idade é apenas um número e não deve ser um empecilho para que você se vista ou adote o estilo que quiser, ok?

Inspirações de barbas para homens com mais de 40

1. Barba aparada

Clássica: o segredo é manter bem aparada

Uniforme, a barba clássica garante um ar sofisticado e de seriedade ao homem. É muito usada por médicos e advogados, por exemplo. É importante mantê-la sempre aparada para que os pelos não fiquem compridos demais, o que pode ter o efeito contrário: aspecto sujo e desleixado. Um dos caras que mais exibem esse estilo é o George Clooney.

2. ‘Bicolor’ 

Barba bicolor: estilo vem ganhando adeptos

Se a sua barba ainda não decidiu fazer a transição para a coloração branca de vez, use isso a seu favor. Muitos caras têm deixado essa “imperfeição” à mostra e assumem o estilo mais natural. Combinado com roupas mais despojadas, o rosto ganha modernidade sem abrir mão do ar rústico.

3. Cheia

Cheia: muito adotada por criativos

Esse estilo é geralmente adotado por aqueles caras mais despojados. Desenhistas, tatuadores e donos de bar de cerveja artesanal adoram ostentar a barbona. Se decidir cultivar, tenha em mente que quanto maior a barba, mais cuidado ela exige. Já demos algumas dicas do que fazer para ter uma barba grande. Vai lá!

4. Cavanhaque

Johnny Depp, uma das referências no uso do cavanhaque. Foto: Divulgação

O estilo tem sido a escolha de estrelas do rock, atores, intelectuais e caras com um lado rebelde mais aflorado. Os pelos acima dos lábios e no queixo são geralmente conectados por linhas que formam um quadro para a boca, conferindo um ar meio vilanesco ao homem. Alguns famosos de cavanhaque? Johnny Depp e o Snoop Dogg…  

5. Beardstache

O beardstache é bastante usado por homens com mais pelos no corpo. Foto: Divulgação

Está entre a barba cheia e a por fazer com mais atenção no bigode, que fica volumoso e se sobressai no rosto. Exige um pouco mais de destreza na hora do barbear, mas garante um visual experimental. Tem algo meio década de 70 que dá um ar másculo à aparência. Notou também um quê de Village People? É um dos mais legais da lista, pena que a barba é escassa por aqui.

Leia também

Mais Recentes