Os segredos da barba do astro da NBA James Harden

PorRafael Nardini 4 de outubro de 2017

Um dos mistérios do esporte: a barba de James Harden. Um dos grande atletas da NBA nem se lembra da última vez em que raspou completamente o rosto. “Não, não lembro. Faz muito tempo. O ginásio foi a última vez que vi meu queixo”. Por quê? “Preguiça e meio que me acostumei”, conta Harden, para o programa The Starters, um dos mais conhecidos da internet nos EUA.

“Na faculdade, os dias passam rápido – isso ganha mais tempo. E aí eu fui deixando: ‘Eu meio que gosto disso'”, lembra o camisa 13 do Houston Rockets. Ter deixado a barba por “preguiça” não faz de Harden alguém descuidado. Ele assume ter medo de aparar a própria barba, correndo o risco de destruir o estilo que levou tanto tempo para construir. “Meu barbeiro é quem corta. É a única pessoa que eu deixo aparar. Fico muito nervoso para tocar nela. Se cortar ou fazer algo errado, vou ficar chateado comigo mesmo”, completa, ainda para o The Starters. E como são os pelos do queixo? “A barba é naturalmente suave”.

Por que James Harden usa barba?

Ele jura que é pura preguiça de manter um estilo mais clean. E que ouve reclamações de sua mãe há anos. Mas a barba de Harden é uma das marcas registradas mais conhecidas de todo o mundo esportivo. Seu próprio time distribui barbas falsas para os torcedores da equipe do Texas. E uma marca de doces já deu vida própria para a barba de Harden, por exemplo. “Sou James Harden e eu aprovo esse comercial sem sentido”, diz o atleta ao final do vídeo.

Harden por trás da barba

A barba está para Harden como os cabelos estão para Sansão. Desde que passou a deixar a barba, quando ainda atuava pelo Arizona State, no campeonato universitário, Harden só viu seus números melhorarem ano após ano. Com a barba tomando o rosto dele, os Sun Devils ganharam 25 jogos, feito inédito para a universidade em décadas.

Harden passou de 9,9 pontos, de média, em sua campanha de novato para 12,2 no segundo ano universitário. No ano seguinte, sua média já era de 16,8 pontos. Selecionado no draft em terceiro pelo Oklahoma City Thunder, Harden foi se tornando um mito rapidamente. Hoje, Harden é a principal estrela dos Rockets, e dono de um dos maiores contratos da história do esporte. Além da melhor média ofensiva (pontos e assistências) em uma temporada regular na história da NBA. É pouco?

James Harden, o gif

 

Transformar Harden em um gif – ainda que seja um gif maravilhoso como este aí de cima – é muito pouco. Em agosto de 2015, James Harden, camisa 13 do Houston Rockets, conseguiu o que era considerado impossível até pouco tempo: um contrato de US$ 200 milhões com a Adidas, que passava a ter os direitos para assinar linhas de tênis e roupas com o barbudão. Detalhe: o contrato nem é vitalício, encerrando-se em 2028.

Leia também

Mais Recentes