Por que homens que não são ruivos têm barba ruiva?

PorRafael Nardini 23 de Janeiro de 2018

Talvez não seja o seu caso em específico, mas certamente você tem um amigo, colega de trabalho ou familiar que tem barba ruiva sem ter os cabelos ruivos. É até possível que você, em algum momento, tenha olhado para ele imaginando que ele havia passado algum produto especial ou colorido os pelos da barba. Bem, saiba que essa chance é bem pequena, na realidade.

O seu amigo, colega de trabalho ou familiar com barba ruiva e cabelos pretos, castanhos ou loiros é mais a entrar num clube bastante grande. Como Christian Bale e Lionel Messi, eles são naturalmente ruivos apenas na barba.

E, bem, como isso acontece?

Por que homens que não são ruivos têm barba ruiva?

A explicação da ciência para o fenômeno para os barbas ruivas é a seguinte. Primeiro, os genes que determinam a cor dos pelos que temos espalhados pelo corpo são genes dominantes incompletos. Isso significa dizer que é nada raro encontrar pelos de variadas cores espalhadas por cabeça, peito ou rosto. Essa mistura de colorações acontece por carga genética que trazemos diretamente de pais e avós. E aí que, Messi e Bale, por exemplo, acabaram tendo uma mutação no gene MC1R, que, por sua vez, ocasionou a conversão de eumelanina (pigmento marrom ou preto) em feomelanina (pigmento vermelho), tornando os fios ruivos.

Essa distribuição também não é feita de forma uniforme pelo corpo, a não ser sua carga genética esteja repleta de ruivos. Mas, de maneira geral, partes específicas do corpo normalmente recebem mais ou menos feomelanina ou eumelanina.

Barba ruiva pode ser “sorte”

Para tornar a coisa ainda mais simples, não é errado dizer que ter a barba ruiva é uma ocasionalidade. Como explicamos acima, pode acontecer, por exemplo, de seu peito ter uma carga maior de feomelanina, mas sua barba continuar preta. Ou seja: parte dos ruivos acabaram sendo ruivos “sem querer”.

Como cuidar da barba ruiva

Os fios naturalmente ruivos tendem a ser mais grossos e precisam de cuidados extras para não ressecarem. É indicada a hidratação constante e, para quem preferir, o uso de produtos especiais, como loções, cremes e óleos para a barba, deixando os fios limpos, fortes e hidratados.

Leia também

Mais Recentes