Como ter (e cuidar) de uma barba longa

PorPedro Katchborian 19 de Maio de 2018

Cultivar uma barba é uma decisão daquelas. Quem opta por ter uma barba longa, então, precisa estar preparado para dedicar bons minutos — ou até horas — para manter os fios bem aparados. Afinal, o cuidado com os pelos faciais é proporcional ao tamanho deles.

Se você decidiu que vai aproveitar o inverno para ter uma barba daquelas, saiba que os alguns truques vão te ajudar a manter o visual bem aparado. Lembre-se que, quanto maiores os fios, maior o risco de acabar parecendo um homem das cavernas. Logo, o cuidado aqui deixa de ser apenas um luxo e é algo essencial. Veja dicas para ter a barba comprida:

1. Visitas frequentes ao barbeiro são necessárias

Ter fios longos não é simplesmente deixar a barba crescer. Com o tempo, você pode ter pontas duplas e o seu rosto vai ficar parecendo uma bola de tênis. Por isso, tente dar uma passada no barbeiro pelo menos uma vez a cada duas semanas — mas isso não significa que você não precisa ter alguns cuidados em casa.

2. Mantenha uma rotina de cuidados com a barba longa

Uma barba longa exige uma rotina diária — sim, diária — para evitar problemas. Assim como você escova os dentes e toma água antes de deitar, passar hidratante na barba torna-se essencial. Uma boa hora é logo após o banho, quando os poros estão abertos.

3. Nunca se esqueça de shampoo

Como diz a GQ, você vai precisar lavar a sua barba “talvez até mais” do que o seu cabelo. No entanto, é preciso escolher produtos para barba ou que não agridam os pelos da fase. Às vezes, os químicos encontrados em alguns shampoos podem deixar os pelos secos — o que ocasionam aquela coceira chata.

E como fazer a barba crescer?

Bom, não existe uma fórmula secreta para tudo crescer rápido. O que há são caminhos que podem ser seguidos e etapas que precisam ser respeitadas. Neste outro artigo, fizemos um breve guia para quem quer se tornar barbudo. Tudo começa com a natureza agindo, passa pelo árduo processo de coceira e pinicar quem encosta na barba. Depois de 20 dias, tudo está mais macio.

Entre algumas dicas que podem acelerar o processo de crescimento está a mudança na alimentação (alimentos menos gordurosos), utilizar vitaminas e beber muito líquido — indicações valiosas que podem melhorar o sua qualidade de vida muito além de uma barba cheia e saudável.

Em relação a quanto tempo você precisa deixar crescer, vai muito da sua vontade, é claro. Mas, segundo Eric Bandholz, da beardbrand, dois meses são suficientes para que os pelos se modifiquem, ficando mais crespos e ondulados — tudo meio selvagem e, vale dizer, mais difícil de cuidar.

Leia também

Mais Recentes