Me cortei fazendo a barba, e agora? 4 passos para estancar o sangramento

PorRafael Nardini 21 de Março de 2018

O que é tão desagradável quanto que se cortar fazendo a barba? Poucas coisas, com certeza.

Um milésimo de descuido pode fazer isso acontecer, ou aquele pelo encravado chato que aparece pelo caminho e mal reparamos nele. Cortar-se durante o barbear dói, arde, sangra e pode até te atrasar para sair de casa.

 

Mas nem tudo são lágrimas: há maneiras simples e eficientes de lidar com isso. E (anota isso aí!) com certeza não é com papel higiênico. É sério.

 

1. Como estancar sangramentos do corte no rosto

Segundo a GQ, trata-se de um tipo de papel que dissolve. Diz aí: você não o quer se dissolvendo dentro da ferida, quer? Depois, quando ele secar e você o tirar, corre o risco de abrir o corte novamente. E lá vem mais sangue.

O ideal mesmo, de acordo com a revista, é conter ou diminuir o sangramento com uma toalhinha morna. Passe água morna também – ela vai ajudar com a higiene e com o sangramento.

2. Como limpar a área cortada pela navalha?

Após a toalha morna, passe um pós-barba sem álcool para desinfetar a área corta pelo barbeador (ou navalha). Depois, coloque uma pedra de gelo e a segure contra o corte por 15 ou 30 segundos. O sangue deve parar de escorrer após isso.

 

3. O protetor labial é um aliado poderoso

O corte foi perto ou atingiu os lábios? É hora de usar protetor labial. Assim os germes dos seus lábios não entrarão na ferida. Depois de passar o protetor labial, você terá formado uma barreira que protege a ferida de germes e estanca o sangramento.

Depois de meia horinha, com cuidado, retire o protetor. Pode haver sangue coagulado nele. Passe hidratante na região do corte para agilizar a cicatrização.

 

4. Depois de limpar o corte, é hora da água gelada

Água gelada como uma opção ao gelo e ajuda a conter o sangramento de uma vez por todas. Se não for o suficiente, coloque gelo numa toalha, enrole e coloque sobre a ferida. 

Leia também

Mais Recentes