3 bons motivos para começar a cultivar a barba durante o inverno

PorPedro Katchborian 9 de Maio de 2018

O clichê impede que esta matéria comece com qualquer frase que não seja “winter is coming!”. Em tradução livre, “o inverno está chegando”, uma referência à série Game of Thrones. Assim como certos personagens do seriado, você pode aproveitar a época mais fria para colocar o seu projeto barbudo em prática. A barba no inverno é vantajosa por uma série de fatores que listamos abaixo.

Seja pela proteção contra o frio ou pela praticidade na hora de se cuidar, crescer pelos faciais no inverno parece é uma boa ideia. Veja motivos para deixar a barba crescer na época, quando começar e alguns cuidados essenciais.

Barba no inverno: o quando

É claro que, se você quer ter o visual barbudo no inverno, deve começar a cultivar os pelos no outono — ou até mesmo antes, dependendo da sua intenção. Mas quando, exatamente? Bem, a GQ fez um artigo bem interessante que leva em consideração o ritmo do seu corpo. Todos os pelos do corpo crescem, em média, cerca de 0,040 centímetros por dia. A questão é que essa medida leva em consideração que o pelo é liso. Como a barba não é, consideremos 0,027 centímetros por dia como uma boa medida.

Agora vem a questão: você quer chegar no inverno com uma barba de qual tamanho? Consideremos um rosto barbado de respeito com pelos de 1,5 centímetro de comprimento: utilizando a medida de 0,027 por dia, você vai demorar entre 55 dias para chegar nessa medida — quase 2 meses. Para os mais modestos que preferem uma barba de 1 centímetro, são necessários 37 dias. Vamos começar?

Barba no inverno: o porquê

O primeiro motivo para crescer uma barba no inverno é o mais óbvio de todos: pelos vão esquentar o seu rosto. Não custa lembrar que moramos em um país tropical e, para a maioria dos habitantes do Brasil, menos de 15ºC já significam três casacos. Portanto, como já sabemos que o inverno de 2018 será pior do que o ano passado, cultivar a barba no período parece uma boa ideia. Um rosto barbado é um rosto confortável.  

Outro ponto a favor da barba no inverno é que, apesar de um pequeno trabalho de manutenção com óleos e uma aparada aqui ou ali, você não irá se desfazer dela completamente. Ou seja: nada de passar pelo árduo processo de usar a lâmina e fazer a barba com água fria em pleno inverno.

Barba no inverno: o como

O nosso frio está longe de castigar nossa pele como em alguns lugares dos Estados Unidos e Europa. No entanto, mesmo o clima mais ameno aqui do Brasil pode prejudicar a sua barba. Assim como acontece com a pele, o frio pode ressecar os pelos da face. Isso pode acarretar em um dos principais pesadelos para quem quer deixar a barba crescer: a coceira. Por isso, o cuidado deve ser redobrado: dispensáveis para alguns, produtos como bálsamo, óleo, shampoo e condicionador são obrigatórios no inverno — todos com o principal objetivo de deixar os pelos saudáveis e hidratados. Outra dica aqui é não esquecer a tesoura: com uma barba um pouco mais ressacada, é capaz que surjam alguns pelos rebeldes. Por isso, aparar com a tesourinha ajuda a manter o estilo.

Leia também

Mais Recentes