De quanto em quanto tempo você deve ir ao barbeiro?

PorAretha Yarak 8 de novembro de 2017

Um bom corte de barba pode fazer toda a diferença no visual. Elas ajudam a afinar o rosto e dão um ar mais sóbrio ou descolado à aparência. Atualmente, alguns homens têm optado ainda pela barba “estilo lenhador”, mais comprida, ou até com um toque desleixado. Mas, independente do estilo, é preciso cuidar dos pelos e do corte para que ela esteja sempre com um visual impecável. Para isso, recomenda-se que você não deixe de ir ao barbeiro entre 12 e 20 dias, no máximo, dependendo de cada estilo de barba.

De acordo com Nilson Ribeiro, proprietário da NY Barbearia e no ramo há mais de 20 anos, esse é o prazo máximo para não correr o risco de ficar com “cara de desleixo”. “Um executivo que precisa manter a barba rente e alinhada, por exemplo, precisa refazê-la a cada dez dias. Depois desse prazo, ela já começa a ficar desalinhada”, comenta. Essa validade, no entanto, é maior para as versões mais longas (e menos sérias) da barba, e podem chegar a 20 dias.

Quando ir ao barbeiro

Se você gosta de cuidar e de estar com a barba sempre alinhada, talvez seja a hora de começar a cogitar visitar uma barbearia. Embora alguns homens arrisquem cortar e desenhar os fios em casa, eles ficam com uma aparência muito melhor quando feitos por quem entende do assunto. Uma das diferenças é que esses profissionais usam a navalha, que dá muito mais opções de cortes, alcança regiões de difícil acesso com a lâmina e tira o pelo desde a raiz, respeitando as curvas e o formato do rosto.

“Um profissional consegue fazer um molde e contorno específico para cada tipo de rosto”, comenta Nilson. Na prática, isso significa trabalhar até mesmo o tamanho dos fios para afinar o rosto, por exemplo. Além disso, a preparação feita nos salões não só facilita o corte, como também melhora a aparência dos pelos. Antes de passar a navalha, o barbeiro pode, por exemplo, hidratar os pelos com óleos para minimizar o atrito da lâmina e aplicar uma toalha quente no rosto para abrir os poros e amolecer os pelos.

Homens que usam barbas mais rentes e trabalham em empregos mais executivos precisam retocar o corte a cada 12 dias, no máximo – idealmente a cada 10 dias. Já quem adotou um estilo lenhador, com ela mais longa, por exemplo, pode voltar a cada 20 dias. Além disso, é indicado o uso de produtos como ceras e óleos hidrantes para modelar a domar os fios. “A barba é naturalmente mais seca, por isso, ela precisa de cuidados, principalmente as mais longas, para não ficar com um ar desleixado e desalinhado”, comenta Nilson.

Corte de cabelo no barbeiro

Para homens que não usam barba, as visitas ao barbeiro devem ser feitas a cada três ou seis semanas para aparar o cabelo. Esse prazo varia entre os tipos de cortes, mas é especialmente importante para quem usa os fios mais rentes ou marcados. Para se preparar para grandes eventos, como um casamento ou até mesmo uma entrevista de emprego, os profissionais recomendam que você corte o cabelo um ou dois dias antes da data. Dessa maneira, dá tempo dos fios se assentarem melhor.

Leia também

Mais Recentes