9 truques de barbeiro que você pode fazer em casa

PorPedro Katchborian 1 de outubro de 2017

Nem sempre há tempo para ir ao barbeiro dar um tapa no cabelo e na barba. E, apesar de irmos ao especialista com certa frequência, nossa aparência e saúde precisam de cuidados diários.

Sabendo disso, reunimos alguns truques de barbeiro, todos com boas chances de você conseguir fazer em casa mesmo. A maior parte das dicas são do artigo “16 Tips your barber really wants you to know”, da GQ, que traduzimos e editamos especialmente para Você Sempre Pronto:

Truques de barbeiro

1. Não lave o cabelo todos os dias

Como diz o barbeiro Billy, para GQ, não é legal lavar o cabelo todos os dias com shampoo. Nós já falamos sobre isso neste artigo e reforçamos mais uma vez com a opinião do barbeiro: “Tente não lavar o seu cabelo todos os dias. Comece pulando um dia, depois dois, até que você consiga achar a frequência que deixa o seu cabelo ótimo. Então mantenha isso”, afirma.

2. Não esqueça do condicionador

No mesmo artigo em que falamos sobre com qual frequência você deve lavar o cabelo, citamos a importância do uso do condicionador – e como ele já pode ser suficiente para tirar a sujeira do dia a dia de seus fios. A GQ dá a mesma recomendação: não esqueça do condicionador.

3. Mantenha um corte de cabelo

Parece fácil, mas para manter um estilo de corte de cabelo você precisa cortá-lo a cada 4 ou 6 semanas. Em relação aos fios do pescoço ela sugere que eles sejam aparados a cada duas semanas.

4. Pule os banhos muito quentes

Banhos muito quentes são bons, é claro, mas eles vão deixar a sua pele muito seca. E isso vale também para o couro cabeludo, o que irá prejudicar a saúde de seus cabelos.

5. Aplique toalha quente para fazer a barba

Um dos principais truques dos barbeiros é a aplicação de uma toalha quente no rosto, que amolece pelos e abre os poros. Tudo isso é para melhorar todo o processo de fazer a barba, já que o deslizar da lâmina vai ser facilitado.

6. Faça a barba com calma

Já mencionamos aqui que fazer a barba deve ser um ritual. Então, inspirando-se nos barbeiros, você deve ter cada ação com toda a calma do mundo — separe um bom tempo para aparar os pelos. A pressa vai, além de impedir um barbear de qualidade, irritar a sua pele.

7. Inspire-se em celebridades (da maneira correta)

Curte o cabelo e barba do Brad Pitt? Se você tiver um formato de rosto e tipo de cabelo parecido, é provável que aquele estilo fique bem em você. Nós já falamos sobre o formato do rosto e a importância dele para escolher um estilo de barba.

8. Saiba qual é o produto que você está comprando

O barbeiro David, de Ohio, contou à GQ sobre a necessidade de você entender bem qual tipo de produto você está comprando. Não pegue qualquer um – entenda o que cada produto leva, se ele é específico para algum tipo de cabelo ou coisa do tipo.

9. Hidrate a sua barba

Nós também já comentamos que todos os homens precisam hidratar a barba – até os que não ostentam pelos longos. A dica para os que têm pelos mais curtos é utilizar o balm, enquanto os mais barbudos podem usar o óleo.

Leia também

Mais Recentes