4 passos para cuidar bem do cabelo nos meses mais frios do ano

PorPedro Katchborian 2 de Maio de 2018

O inverno bate à porta e os brasileiros já esfregam as mãos — de ansiedade e para se aquecer. Como estamos acostumados a longos períodos com temperaturas que ultrapassam os 30ºC, muitos aguardam fervorosamente por uma época abundante em cobertores e casacos. Como nosso corpo não está muito acostumado a climas mais amenos, costumamos sofrer com alguns problemas de pele, lábios e cabelos que são piores no inverno.

Em períodos mais frios e com menos umidade do ar, é necessário cuidar dos cabelos com mais afinco ainda, já que é comum que eles fiquem mais ressecados e desidratados. Abaixo, listamos 4 dicas para cuidar do cabelo no frio.

Cabelo no frio: como cuidar

1. Use o produto correto — e na frequência certa

O inverno pode causar ressecamento, como já explicamos acima. Isso ocasiona um couro cabeludo mais seco, o que aumenta as chances de tão temida caspa. Já fizemos um guia sobre como cuidar dela, mas você pode resolver o problema antes mesmo dele existir. Para evitar o ressecamento, busque um shampoo adequado, sem esquecer de que, na maioria dos casos, você não deve lavar o cabelo com o produto todos os dias. O ideal é o condicionador diário, lembra?

2. Não esqueça de tomar banho

É sério! Ou vai dizer que não ficou um dia de inverno sem tomar banho? Quando você vai dormir com o cabelo sujo ou suado, os poros podem ficar bloqueados. Além de um cabelo menos saudável, isso pode até impedir que o cabelo cresça em seu ritmo normal. A GQ alerta, no entanto, para tomar cuidado quando for lavar o cabelo, evitando ser agressivo com o couro cabeludo.

3. Condicionador é essencial

Aliás, condicionador é essencial sempre. Já explicamos que ele pode ser utilizado para lavar o cabelo todos os dias — embora alguns dermatologistas e especialistas discordem. Enfim, mesmo que o uso não seja diário, é um produto indispensável para evitar que o cabelo fique seco, o que acontece com muito mais facilidade no frio.

4. Tente secar o cabelo de maneira natural

Essa dica é mais útil para quem tem o cabelo mais longo. É difícil não usar o secador, ainda mais em uma época mais fria. Mas cuidado: o uso excessivo do secador pode tirar nutrientes essenciais do cabelo, causando ressecamento e o temido frizz. Por isso, o ideal é, sempre que possível, deixar o cabelo secar naturalmente, além de evitar nós e penteados que puxam o cabelo, que podem danificar ainda mais os fios.

Leia também

Mais Recentes