Como secar o cabelo crespo sem danificar os fios

PorRafael Nardini 23 de setembro de 2017

Não tenha medo: o secador é seu amigo. É só saber usá-lo direitinho.  Segundo o All Things Hair, o ideal é secar o cabelo crespo masculino  com toalha antes de tudo. Assim você tira o excesso de umidade. Seque mecha por mecha com cuidado.

Não esfregue com força os fios e nem enrole a toalha na cabeça como se fosse um turbante. Se fizer isso, há boas chances de você danificar ou quebrar os fios do cabelo.

Como secar o cabelo crespo masculino corretamente

Agora é a hora de usar o secador. O segredo está na temperatura e na velocidade do jato de ar.

Se você usar ar quente e em alta velocidade, o formato de espiral das suas madeixas vai se desfazer. O volume do cabelo se desordena e, no fim das contas, cria o efeito frizz – aqueles fiozinhos arrepiados causados por desidratação ou eletricidade estática.

Portanto, siga o conselho do ATH e use o secador em temperatura e velocidade medianas – e a 20 cm de distância dos cabelos. Depois, mecha por mecha, passe o secador novamente, mas agora com o difusor encaixado, com o cabelo na parte côncava dele.

Para finalizar, você pode usar pomada ou ativador de cachos e, se achar necessário, para dar aquela firmada, mais secador.

Toalha ou camisa de algodão? Como não danificar os fios

O Cacheia.com vai mais a fundo e diz que você pode muito bem trocar a tradicional toalha de banho por uma camisa de algodão ou papel toalha; e, na falta de um difusor, use uma peneirinha de cozinha.

Dica importante: é preciso estar ciente sobre o que o uso frequente do secador pode causar. Usá-lo tanto assim pode enfraquecer o fio do cabelo, explica Adriano Souza Leite, cabeleireiro da Barbearia Lumina, em São Paulo.

“Com o tempo, você usando muito [o secador], seu cabelo acaba ficando danificado. Ele quebra”, conta o especialista ouvido por Você Sempre Pronto.

“O uso de secador contínuo danifica o cabelo que está por cima, mas com a raiz contínua fixa do cabelo, não tem problema”.

Leia também

Mais Recentes