Por que alguns homens ficam grisalhos tão cedo?

PorPedro Katchborian 16 de Janeiro de 2018

Genética é um dos fatores. Um estudo da University College London chegou à seguinte resposta: em parte, a genética tem “culpa” nisso.

Uma variação alterada do gene IRF4 faz com que algumas pessoas apresentem os fios cinzentos mais cedo do que aquelas que não carregam o IRF4 com a tal alteração. Os caras por trás do estudo utilizaram mais de 6 mil amostras de gente de variados países e ascendências: europeus, sul-americanos, africanos e por aí vai.

O estudo diz que 30% do envelhecimento capilar tem esse fato como justificativa. Os outros 70%, por outro lado, provam que a genética não é a única responsável por isso.

Fatores externos, como produção do hormônio do estresse, intensos choques emocionais e desidratação da fibra capilar são algumas das causas mais comuns por trás disso. Portanto, anote aí: garanta aos seus fios os nutrientes necessários!

O Manual do Homem Moderno explica que, mais cedo ou mais tarde, todo mundo terá cabelo grisalho – acontece que alguns mais cedo do que outros.

As células que produzem a melanina, chamadas melanócitos, podem ter influência do sistema nervoso. Por isso o embranquecimento dos fios está associado ao estresse, e não apenas à genética (não dá para culpar os pais por tudo, não é?).

O site da revista Mundo Estranho verificou que poluição e alimentação desequilibrada também são fatores externos que podem causar isso.

De acordo com a Mundo Estranho, caucasianos tendem a apresentar os fios brancos entre 35 e 45 anos; os orientais, entre 45 e 55; e negros, após os 55.

Caso você apresente fios brancos antes dessas idades, talvez você tenha canície – que é, basicamente, a variação alterada do gene IRF4.

Agora, atenção a uma dica importante do Manual do Homem Moderno: é mito essa história de que, se você arrancar o fio, nascem dois em seguida. Arrancar, na verdade, pode danificar o couro cabeludo. Então, se você quiser tirar esses fios, melhor dar aquela passadinha na barbearia ou no salão e cortar.

Leia também

Mais Recentes