O coque samurai ainda é válido em 2017?

PorPedro Katchborian 20 de outubro de 2017

O coque samurai tem sido um dos cortes mais adotados por homens que querem ficar na moda. O estilo não costuma ser unanimidade, sendo amado ou odiado. A pergunta que fica é: o coque samurai ainda é válido em 2017?

Primeiro, vale entender que o coque samurai pode ter duas variações: homens com cabelos compridos que prendem o cabelo ou homens que fazem um undercut e optam por um pequeno coque na parte de trás da cabeça.

Veja abaixo o que dizem sobre o estilo coque samurai:

Coque samurai é moda? Pelo menos no Google, não

Uma boa maneira de medir as tendência é com o Google Trends, plataforma do Google que serve para medir o volume da pesquisa de certos termos. Segundo o site Guys Long Hair, o pico de pesquisa relacionado ao coque samurai foi em 2015 em 2016, já entrando em declínio em 2017.

Já o The Guardian diz que, em 2016, algumas celebridades ajudaram a trazer o estilo à tona mais uma vez. O site lembrou de Jon Snow, personagem de Game of Thrones, e Gareth Bale, astro do Real Madrid, como algumas das referências que ajudaram o estilo a se manter em alta.

Jace Lumleym, da GQ, escreveu os motivos pelo qual cortou o seu coque samurai — lá em novembro de 2015. Ele explicou que, depois de mais de um ano com o coque, tudo começou a perder a graça. E, mais do que isso, ele não tinha mais paciência para ficar arrumando o coque, mas dizia que parecia “muito louco” sair de casa com o cabelo solto.

Jace também explica que o penteado virou um clichê, e acabou perdendo aquela sensação de novidade que o visual tinha há alguns anos. O Guys Long Hair cita que, sim, o penteado ainda é moda, mesmo que esteja em declínio. Mas o estilo ficou tão esgotado que acabou virando meme — criou-se um estereotipo do cara que usa o coque samurai.

Portanto, a conclusão é de que, apesar do estilo ainda estar em alta, já se foi o tempo em que o visual era novidade e algo diferente do que vimos por aí. O esgotamento do visual acabou fazendo o estilo se tornar piada para muita gente. Mas é claro que, apesar de ter virado clichê, você pode, sim, ficar bem com o coque samurai.

Leia também

Mais Recentes