Caspa na barba: 3 formas de tratar e evitar que aconteça com você

PorRafael Nardini 21 de Janeiro de 2018

“Caspa na barba, por que isso foi acontecer logo comigo?”. Se você já pensou assim, esqueça. Antes de mais nada, saiba que caspa na barba é absolutamente normal e quase todo cara tem.

Caspa na barba é mais comum do que parece

A Men’s Health entrevistou Hooman Khorasani, chefe de cirurgia dermatológica e cosmética da escola de medicina Mount Sinai, em Nova York, e ele disse suspeitar que mais ou menos 40% dos homens têm Seborrhoeic dermatitis, a dermatite seborreica. A causa específica do que causa a caspa ainda é desconhecida.

 

1. Como tratar a caspa na barba

Uma das soluções mais fáceis e efetivas é simplesmente cortar a barba. Mas, antes, muita calma… Temos outras sugestões e possíveis soluções aqui.

Khorasani disse à Men’s Health que o ideal é, durante o banho, usar um bom shampoo anticaspa, passá-lo na barba e deixa-lo ali, de boa, por cinco minutos. “Leva um tempinho para o ingrediente ativo ser absorvido pela pele”, afirmou o especialista.

A GQ tem um adendo à tática: antes do banho, escove a barba para tirar a caspa. Sempre tome um banho após escovar.

 

2. Shampoo anticaspa na barba

Retomando as dicas da Men’s Health. Não esqueça de praticar outros cuidados para manter a barba. Repita o procedimento com o shampoo duas vezes por semana. Por fim, lembre-se de hidratar a pele.

Há outros cuidados interessantes que podem te ajudar a manter aquela barba maneira.

Caso você ainda não saiba deste, anote aí, pois é muito importante: nada de sabonete! Barba também é cabelo, logo, use um shampoo específico para barbas – e um dos bons.

De acordo com a Esquire, há por aí shampoos produzidos com substâncias botânicas especiais que ajudam seu cabelo facial a ficar macio e hidratado.

Ainda segundo a revista, usar condicionador é a boa, pois ele trabalha para a barba ficar hidratada e saudável. Assim, os fios dela não ficarão todos ásperos e incômodos. E você também poderá arrumá-los com bem quiser.

Óleos específicos para barbas também ajudam a deixa-la macia e a prevenir a caspa.

 

3. Mantenha a barba sempre limpa

Suor, comida e espirros fazem sua barba precisar de desinfetante – existem géis específicos para isso. Pesquise um dos bons.

Escovas e máquinas de barbear também podem ser suas amigas. A primeira te ajuda a dar aquela arrumadinha maneira. A segunda você pode usar para dar aquela aparadinha, fazer uns ajustes aqui e ali, tirar aquele volume que esteja te incomodando. E sem precisar ir ao barbeiro.

Se você for aquele cara que está consciente de que cuidar de si mesmo é necessário, nunca se esqueça disso: barba também é cabelo. E, assim como você cuida bem da sua cabeleira, a barba também merece atenção e cuidado.

Leia também

Mais Recentes