Celular e problemas de pele: Existe alguma relação entre eles?

PorVinicius Tamamoto 23 de julho de 2018

Você é do time dos hiper-conectados, aqueles que não largam o celular nem para ir ao banheiro? Cuidado. Além dos sintomas perceptíveis, como dor de cabeça e no pescoço, o uso excessivo dos aparelhos podem gerar problemas silenciosos. O celular e os problemas de pele têm relação direta!

Para entender mais sobre o assunto, o prontoprojogo.com conversou com a médica dermatologista Larissa Montanheiro, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da equipe médica do Hospital Sírio Libanês.

O celular e os problemas de pele

Segundo uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Ching-Ang, na Coreia do Sul, jovens por volta dos 29 anos já possuíam rugas no pescoço antes só comuns em mulheres por volta dos 40. Isso acontece por causa da repetição do movimento de curvar a cabeça para usar o celular. “São rugas de expressão”, explica a médica.

“Hoje em dia no consultório, ao tratar a pele do rosto do paciente, é muito comum repetir o processo também no pescoço, porque se nota uma diferença gritante entre as partes”, revela.

Quem já tem pré-disposição a desenvolver melasmas, aquelas manchas escuras na pele, pode acabar acelerando o processo ao passar muito tempo olhando a tela do aparelho. “Ou pode piorar o quadro”, diz Larissa. De acordo com estudos recentes, a luz branca emitida pelo celular, tvs, computadores e tablets causa envelhecimento precoce da cútis.    

Usar o celular dá espinha? Sim!

Outro problema comum é o surgimento de acnes por causa do contato do aparelho com o rosto. Ao atender ou ouvir um áudio, milhões de bactérias que estão no celular entram em contato com a pele, espalhando sujeira e oleosidade, obstruindo assim os poros. A reação natural do organismo é produzir mais sebo, o que gera espinhas. Para se prevenir, é importante higienizar a tela do celular com álcool isopropílico.

Além da pele, o uso excessivo dos smartphones tem aumentado a incidência de casos da síndrome dos olhos secos. A doença é caracterizada quando não há lubrificação suficiente para os olhos, causando incômodos e até problemas de visão.

Então já sabe, maneirar no celular faz bem pras relações humanas e pra saúde 😉 

 

Leia também

Mais Recentes