O barbeiro que há em você: Como cortar o cabelo sozinho

PorRafael Nardini 20 de Janeiro de 2018

Alguns cortes de cabelo são de reprodução possível sem a ajuda de ninguém. Por exemplo, os cortes em que você usa apenas a máquina de forma simétrica por toda a cabeça. Mas, calma, há alguns truques que vão facilitar – e muito – a sua vida.

O primeiro deles é: compre uma máquina profissional de cortar cabelo. Lembre que você já vai economizar bastante com os cortes no barbeiro. Portanto, investir em uma máquina de qualidade reconhecida – Wahl, Philips ou Panasonic, por exemplo – é essencial para a qualidade do seu trabalho como barbeiro de si mesmo.

Acredite, cortar o cabelo sozinho não chega a ser um ato de coragem. Mas precisa de um bocado de paciência.

Vamos ao passo a passo?

Dicas antes de cortar seu cabelo sozinho

Uma coisa que você vai precisar ficar atento é o comprimento dos fios. Há alguns truques para que você consiga mantê-los os mais regulares.

Penteie o cabelo para frente, cobrindo os olhos. Dessa forma você consegue ver exatamente o que você está fazendo, mantendo um tamanho padronizado.

Outra dica – e que você já deve ter visto o barbeiro fazendo – é medir o quanto vai cortar dos cabelos prendendo-os entre os dedos. Aí basta calcular em número de dedos (um, por exemplo).

Lavar os cabelos antes de cortá-los vai facilitar muito sua missão. Cabelos úmidos são ficam mais fáceis de cortar, principalmente, se eles forem mais grossos ou oleosos.

Acima de tudo, você não pode estar apressado. E parta sempre do princípio de que menos é mais. Você pode ir avançando aos poucos, mas um corte errado e as falhas vão ficar um bom tempo.

O que você precisa para cortar o cabelo sozinho

Antes de começar a cortar o cabelo, você vai precisar de:

– Tesoura para cabelo (evitar as tesouras não específicas);
– Espelho grande;
– Máquina de cortar cabelo;
– Espelho de suporte (para você conseguir ver atrás da cabeça).

Como cortar cabelo masculino

Franja e parte superior da cabeça

Separe o cabelo em mechas, cortando sempre aos poucos. Aqui vale sempre lembrar que quem usa topete tem uma franja desproporcional ao restante do cabelo. Você pode, portanto, deixar a franja por último, para ter uma ideia melhor do que está fazendo.

Laterais e parte inferior da cabeça

Aí vai do seu costume. Qual é o número da máquina que você usa nas laterais e na nuca? Uma dica é começar de leve, com a 4. Se quiser aprofundar o movimento, siga para a lâmina 3. A coisa é fazer os cortes sempre graduais. Na nuca, normalmente, quanto menor a lâmina, melhor. Mas, vá com calma.

Como cortar cabelo com máquina

Utilize a máquina sempre no sentido contrário ao penteado. E, lembre-se, seus cabelos devem estar penteados para frente.

Após usar a máquina, sempre faça uma limpeza rápida com uma escova. Dessa forma você mantém a visão integral do que está fazendo, do contrário você pode exagerar em algum trecho ou criar falhas.

O grande detalhe e a grande dificuldade vem com o famoso “pezinho”, o recorte na nuca. Para ele, use um espelho contra o outro de uma forma que haja reflexo e ângulo suficiente para você trabalhar melhor. Uma dica boa é também não usar a navalha ou a máquina zero, mas suavizar a transição com a máquina 1, por exemplo.

Leia também

Mais Recentes