Meu cabelo cacheado – Parte II: Dicas e truques de como cuidar

PorRafael Nardini 23 de novembro de 2017

Agora que você já sabe como pentear os cabelos cacheados, como usar secador e tem até dicas de cortes, chegou a hora de dar mais um passo: aprender como hidratar e cuidar dos fios cacheados.

Mais uma vez, as dicas são de Willie Mitchel, 42, hairstylist desde 1990 e proprietário de dois salões W. Mitchel, na zona norte e oeste de São Paulo.

Como tratar cabelos cacheados

Talvez você não tenha ideia, mas ao decidir prender os cabelos cacheados, o seu penteado vai ser afetado. “Evite ao máximo prender o cabelo quando estiver úmido. O cacho, por ter um formato cilíndrico, não tem a mesma espessura da raiz até a ponta do fio. Quando você prende ele molhado, você quebra facilmente a estrutura dos seus cabelos”, conta Mitchel. A dica é simples: “Sempre deixar o cabelo secar antes de prendê-lo”.

Como hidratar cabelos cacheados

Aí vai uma dica essencial para seus cachos: a hidratação. Segundo Mitchel, essa pode ser a maior dificuldade na hora de manter seus fios saudáveis. “Sempre hidrate o cabelo cacheado. É na hidratação que você consegue nutrir os fios. Com o tratamento você tem um cacho mais perfeito, um cabelo com mais brilho. A hidratação vai fazer você ter cabelos mais perfeitos, com mais balanço”. Entendeu?

E os cacheados ruivos?

Há alguma diferença para quem nasceu com os cabelos ruivos? Por acaso os cabelos cacheados castanhos ou pretos merecem algum tipo de atenção diferenciada também? “A cor natural do fio não interfere nos cuidados. Mas, supondo que seja um cabelo colorido artificialmente, uma mecha ruiva, por exemplo. Nesses casos, você deve passar o leave-in sempre. Com o protetor no cabelo, você terá mais capacidade de aproveitar todas situações. Como moramos num país tropical e a temperatura muda sempre, o living vai manter o cabelo hidratado e vai fazer com que a água presente nos fios não se perca com o calor”, explica o hairstylist.

O truque da água morna

Nunca use água quente ou fria. A melhor coisa para seus cachos é água morna, que consegue ajudar na limpeza dos fios de forma mais efetiva. “Sem a água na temperatura correta, você não tira as impurezas dos cabelos. A água quente ressaca raiz e a água fria não retira a sujeira totalmente. A água fria ativa a circulação no couro cabeludo, evitando a queda de fios, mas não promove a limpeza mais adequada”.

Leia também

Mais Recentes