7 etapas vividas por quem se torna barbudo pela primeira vez

PorPedro Katchborian 15 de setembro de 2017

Acontece com muitos homens por aí. Às vezes a genética não ajuda e fica difícil deixar a barba crescer e adotar um estilo digno de James Harden, astro da NBA e o esportista barbudão mais famoso do planeta.

Também há os casos de pessoas que se acostumam em fazer a barba todas as semanas e acham melhor não ousar muito, deixam os fios crescerem, mas não prestam muita atenção o que está acontecendo com o próprio rosto.

Mas acalme-se: há soluções para quem não consegue (ou não tem coragem) para deixar uma barba cheia.

É tudo uma questão de paciência, higiene e estilo, muito estilo. Fizemos um extenso guia para deixar a barba crescer.

Vamos começar?

1. Como se preparar para deixar a barba crescer

O bom de deixar a barba crescer é que você, pelo menos inicialmente, não precisa fazer nada. Nada além de deixar a natureza agir, já que o corpo humano se encarrega em fazer os seus pelos crescerem.

Falando em natureza, há uma dica valiosa em relação à melhor estação para se aventurar no mundo barbado: o inverno.

Vivemos em um clima tropical e o verão é impiedoso por aqui. Logo, deixar a barba crescer em um clima ameno é melhor — tanto para cuidar, quanto para não morrer de calor com os pelos que você não acostumou a ter sobre a pele do rosto.

2. Comecei a deixar a barba crescer, mas ela pinica muito. Isso é normal?

Repita comigo 10 vezes: “Minha barba não vai crescer de um dia para o outro”. Agora mentalize isso toda vez que olhar no espelho e não conseguir ver diferenças entre ontem e hoje.

Dependendo do seu metabolismo e dos seus hormônios, a barba pode demorar um tempinho para ficar cheia como você pretende.

Quem não está desacostumado com barbas pode estranhar quando o pelo começa a crescer. Os primeiros dias parecem uma lixa e a barba torna-se vilã dos matches do Tinder, sempre prontos a reclamarem de seu rosto áspero.

Muita calma nessa hora: em cerca de 20 dias, sua barba já estará amaciada e com os pelos grandes o suficiente para dobrarem e não machucarem ninguém.

Barba coça, sim. Não vamos mentir para você. Também pode não ficar bonita no começo, falhada demais ou ainda sem um formato que lhe favoreça. Deixe o barbeador e a lâmina guardados por um tempo e se segure para não desistir.

3. Preciso passar produtos na barba?

Se você pretende adotar o estilo com barba, sim. Você lava o seu cabelo com shampoo, certo? Aqui o propósito é o mesmo: você precisa cuidar dos pelos, pensando em higiene e em estética. Entre as consequências de uma barba mal cuidada estão fungos, bactérias e caspa. Você quer passar longe disso tudo, certo?

Os principais produtos para manter os seus pelos saudáveis são o shampoo e o condicionador específicos para a barba. Você encontra dezenas no mercado, com preços que variam de R$20 a R$100.

4. Quanto tempo eu deixo a minha barba crescer?

É claro que depende muito do seu objetivo e estilo – além de sua própria natureza -, mas boas fases regulares de um barbudo são: a barba de um mês, a barba de três meses e a barba de um ano.

Não é uma regra, claro. Você, aliás, pode e deve deixar os pelos crescerem por quanto tempo quiser.

Segundo Eric Bandholz, do Beardbrand, depois de dois meses será possível perceber que os pelos começam a se modificar — ficam crespos e ondulados e “a coisa fica meio selvagem”.

Inspirar-se em alguém pode ser uma boa para ter em mente como você quer que fique o seu rosto daqui a um tempo.

Vale um ator, jogador de futebol ou simplesmente um cara de uma foto de banco de imagens por aí. Vai dar um norte para seu novo visual barbudo ganhar corpo.

5. O que posso fazer para a minha barba crescer mais rápido?

Mais uma vez, paciência.

Spoiler: o velho truque de fazer a barba todos os dias para que ela cresça mais rápido não funciona.

Não há milagre, mas você pode se cuidar e estimular o crescimento dos pelos. Há até quem diga que suco de cebola pode ajudar no processo, mas não há nada comprovado cientificamente. Nada.

Primeiro de tudo, marque uma consulta com um dermatologista. Ele vai te ajudar a entender se você tem alguma deficiência nutricional que pode estar atrapalhando o crescimento da sua barba. Se for o caso, o médico provavelmente vai receitar algum tipo de suplemento.

Entre as dicas caseiras, lavar o rosto com um sabonete esfoliante para o rosto pode ajudar a remover as células mortas e evitar que folículos inflamem.

Modificar a alimentação também pode auxiliar no processo: proteínas, gorduras saudáveis (aumentam o nível de testosterona) e vegetais (diminuem a presença de estrogênio) são alguns dos “tratamentos” recomendados.

6. Quais são os cuidados básicos ao deixar a barba crescer?

Além de passar shampoo e condicionador, você vai precisar aparar a barba para manter o desenho. Para isso, use e abuse da tesourinha ou da lâmina (se necessário), lave com água fria (vai ajudar a diminuir a coceira) e não esqueça de passar um hidratante.

7. Tá, mas a minha barba nem cresce ou cresce falhada. O que eu faço?

A genética também pode ser vilã de quem quer ter um estilo com barba. Mais uma vez: antes de aplicar qualquer tipo de produto para a barba crescer, lembre-se de consultar um dermatologista.

O produto mais indicado para quem quiser alcançar o sonho da barba própria é o minoxidil. O remédio surgiu como alternativa a calvície, mas acabou sendo utilizada para barbas falhadas. Os resultados podem não ser definitivos, mas há um alto índice de satisfação de quem usa o produto.

A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia sobre a região desejada. Antes de dormir e logo ao acordar podem ser boas opções para evitar a exposição direta ao sol. A dose diária máxima não pode passar de 2 ml por dia.

Leia também

Mais Recentes