Como escovar os dentes corretamente: 8 dicas infalíveis para o cuidado bucal

PorLucas Borges 23 de julho de 2018

Parece besteira, mas nem todo mundo sabe como escovar os dentes corretamente. A má escovação pode gerar problemas como tártaro, cáries, gengivite e mau hálito, só para citar alguns. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, o Pronto Pro Jogo conversou com Beatriz Bussab, cirurgiã-dentista da Clínica Dental Saúde. Confira abaixo as dicas da profissional. 

 

Como escovar os dentes corretamente

1. Qual o passo a passo?

Escove todas as superfícies do dente, incluindo a gengiva, fazendo movimentos suaves e circulares. Repita o processo durante dois minutos, no mínimo. Escove também o ‘lado b’ dos dentes. Não esqueça da língua, que deve ser escovada de dentro para fora.

2. Qual o melhor tipo de escova?

Escolha sempre escovas de cerdas macias e uniformes com a cabeça arredondada. Elas não desgastam os dentes nem machucam a gengiva. Troque de três em três meses ou quando ela estiver se deteriorando.

3. Como escolher a pasta de dente?

O creme dental deve conter flúor na fórmula. A substância evita a formação de tártaro, as cáries e os problemas gengivais e bacterianos. Evite os cremes clareadores porque eles podem remover uma camada da superfície do dente através do microabrasivo. O uso prolongado pode gerar sensibilidade e desgaste dos dentes.

4. Qual é o certo, escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

Escove sempre depois. A escovação deve vir sempre após as refeições e no mínimo três vezes ao dia, principalmente antes de dormir.  

5. Por que é importante escovar a língua?

Muita gente ainda não escova a língua, que é um lugar de retenção de microrganismos, o que pode provocar mau hálito. Pode-se usar os limpadores específicos, mas a escova dá conta do recado, ela limpa bem as reentrâncias da língua.

6. Quais os erros mais comuns na hora de escovar os dentes?

Não escovar muito bem a gengiva, o que pode causar gengivite. Escovar os dentes com muita força e com escovas de cerdas duras também é um problema comum que pode causar sangramento gengival e desgaste dos dentes, levando à sensibilidade.

7. O fio dental deve ser usado em qual momento?

Uma vez por dia é o suficiente, sempre antes de dormir. 

8. O uso do enxaguante bucal é indicado?

Não é imprescindível, a escovação correta e completa é o bastante para a higiene bucal. Os enxaguantes servem para dar frescor. Se usar, prefira as fórmulas sem álcool. Alguns possuem clorexidina, mas estes são exclusivos para tratamentos específicos. O uso prolongado da substância pode causar manchas nos dentes.

Agora que aprendeu a escovar os dentes corretamente, cuide também dos lábios 😉

Leia também

Mais Recentes