Antes, durante e depois: O guia definitivo de como fazer a barba

PorPedro Katchborian 20 de setembro de 2017

Fazer barba é mais que um ritual. É importante entender que aparar os pelos do rosto é uma experiência que deve ser feita com todo o cuidado, tanto para não errar a mão como para evitar qualquer tipo de ferimento.

Lâmina ou máquina? Creme ou espuma? Afinal, quanto tempo leva, em média, demora para conseguir deixar o visual prontinho? Eis os passos definitivos do nosso guia completo de como fazer a barba:

Antes de fazer a barba

Em quanto tempo posso fazer a barba?

Se você procura manter uma barba bem aparada, lembre-se de reservar um tempo para se cuidar. Não dar tempo para o antes, durante e depois pode render um resultado ruim e, pior ainda, machucar a sua pele. Separe pelo menos 30 minutos para todo o processo de fazer a barba.

Quais produtos devo passar antes de fazer a barba?

Antes dos produtos, procure passar uma toalha quente e úmida no rosto para abrir os poros. Caso não seja possível, você pode lavar a face por três minutos com água quente. Também vale aproveitar aquele banho quente para se barbear.

Quer uma experiência mais completa na hora de barbear? Então opte por um óleo pré-barba, que tem o objetivo de suavizar os pelos e a pele. Feito de ingredientes naturais como óleo de coco, óleo de argan ou jojoba, o produto facilita a passagem da lâmina e evita cortes e irritações.

Durante o barbear

Depois de deixar o seu rosto pronto para receber a lâmina ou a máquina, é hora de selecionar qual produto você irá utilizar para lubrificar o rosto. Existem três opções no mercado: espuma, creme e gel. Nós já falamos sobre as diferenças de cada um, mas a escolha costuma ser bem pessoal e variar de acordo com o estilo de cada pessoa. A espuma costuma ser mais prática, enquanto o gel ajuda a acertar no formato por ser translúcido, por exemplo.

Quanto devo passar de espuma, gel ou creme?

Bastante. A ideia do produto é lubrificar a sua pele para evitar cortes e facilitar a extração dos pelos. As chances de sua pele ficar irritada se você economizar na espuma, gel ou creme são altas. Então, sem medo de ser feliz na hora de passar o produto. Não esqueça de deixá-lo um tempo na pele para que faça todo o efeito. Três minutos são suficientes.

Como fazer a barba com máquina

como fazer a barba

Foto: Istock/Getty Images

O processo de fazer a barba vai depender bastante de qual é o seu objetivo. Se você pretende tirar toda a barba, o ideal é aparar os pelos com uma máquina ou tesoura para depois passar a lâmina de barbear.

Se o seu caso é apenas aparar com a máquina, você pode usar mais de um nível de regulagem. Uma graduação da menor até a maior da orelha até o queixo vai deixar a sua barba mais bonita.

Como devo passar a máquina na pele?

De maneira suave. Temos a tendência de pressionar muito a máquina na pele para que o barbear fique o mais rente possível, mas isso não é necessário. Selecione a graduação ideal para você e passe gentilmente na pele, repetindo o processo na mesma região, se quiser.

Em relação a como direcionar o corte, depende do tipo de barbeador. Assim como as lâminas, o barbeador será mais eficiente se for utilizado na direção correta. Enquanto as lâminas rotacionais precisam de movimentos circulares e suaves, as máquinas com lâminas retas devem ser passadas na direção contrária dos pelos.

Como fazer a barba com lâmina

Antes de começar a passar a lâmina no rosto, cheque se ela não está cega. Além disso, certifique de que há gel ou espuma suficiente no rosto. Passar a lâmina em uma área sem produto vai irritar a pele e as chances de cortes são altas.

Como eu devo passar a lâmina no rosto?

Se a lâmina estiver boa, é hora de começar. O mais importante é manter movimentos suaves e prestar atenção a todo momento, em todo o rosto. A ideia é começar pelas laterais do rosto (bochechas e maxilar), onde a pele é menos sensível. O dermatologista Adriano Almeida, em entrevista ao Minha Vida, sugere que o corte seja feito no sentido do crescimento dos pelos, pois o corte no sentido oposto aumenta o risco de cortes e infecções.

Após passar algumas vezes, enxágue a lâmina e volte a se barbear. Tenha atenção redobrada em regiões mais delicadas como o pescoço e queixo. Acabou? Finalize passando água fria no rosto para fechar os poros e posteriormente seque com uma toalha.

Qual tipo de lâmina devo usar?

Há dezenas de tipos de lâminas no mercado. Algumas delas contém três, quatro ou cinco lâminas e outras se adequam às curvas do rosto. Procure uma lâmina que se identifique mais e compre um produto de qualidade.

Como aparar a barba

Quem pretende apenas aparar a barba também pode aproveitar o pós-banho, pois os pelos estarão hidratados. Ao aparar com lâmina, tire os pelos que não fazem parte do desenho da barba e estão na bochecha. Na hora de tirar os pelos do pescoço, tome cuidado para não subir muito, pois não ficará num formato legal.

Para quem pretende aparar a barba com a máquina e diminuir o comprimento dos pelos, escovar é outra dica valiosa, já que vai desembaraçar os pelos e evitar qualquer falha na hora de aparar.

Depois de fazer a barba

Qual produto devo usar após fazer a barba?

Para finalizar, lembre-se de passar um produto pós-barba. São três opções: gel, loção e bálsamo. Você pode escolher melhor de acordo com o seu perfil, já que cada produto é indicado para um tipo de pele diferente. Além de higienizar a pele, eles evitam infecções nos cortes feitos pela lâmina. Afinal, mesmo que não seja visível, pequenos cortes são feitos na pele. Aplique um pouco do produto em todo o rosto.

Leia também

Mais Recentes