3 passos rápidos para você fazer um topete magnifico

PorRafael Nardini 21 de Janeiro de 2018

O topete masculino está na moda, mas, ao mesmo tempo, não está mais. Como assim? É que corte de cabelo eternizado por James Dean, Elvis Presley, Johnny Cash e por tantos outros topetudos é um clássico absoluto e também uma novidade. Mais recentemente, James Franco, o novo ícone do topete, chegou viver no cinema o topetudo original James Dean. No música atual também surgem bons valores da cera e da pomada topetuda. Alex Turner, do Arctic Monkeys, e Josh Homme, do Queens of The Stone Age, são os principais da cena.

Ok, não são todos os tipos de topetes que seguem – desculpem o trocadilho – na crista da onda. A brilhantina de Elvis, por exemplo, passa longe de ser uma boa ideia – até porque ela pode fazer muito mal para seus cabelos. Mas cortes com franjas que sobressaem ao restante do cabelo estarão sem em alta.

Para conseguir modelar um topetes masculinos sem esforço – e sem fixador também -, aí vão três pontos básicos.

1. Corte de cabelo certo para topete masculino

Todo topete que se preze começa no salão da barbearia. Use o barbeiro a seu fazer. Pergunte para ele qual a medida mais correta para seu o cabelo para fazer o topete brilhar. Não há muito segredo: os fios da franja deve ser maiores que o restante. Mas há detalhes que fazem toda diferença: por exemplo, a proporção dessa diferença entre franja e o restante do cabelo.

Entram outros poréns: se o seu cabelo é muito liso, encaracolado ou crespo. Um topete para quem tem cabelo liso pode acabar deslizando sempre para o rosto se não tiver algum tipo de fixador. Você também vai precisar definir se parte para o tradicional undercut (a raspagem feita com máquina), se seu cabelo terá um efeito fade (degradê) e por aí vai.

2. Como secar o cabelo

Pronto, você já ouviu com atenção as dicas do seu barbeiro e a franja já está maior que o restante do seu cabelo, prontinha para virar um topete. Um passo primordial para fazer o topete é como secar o cabelo. Se você vai usar pomada, gel ou qualquer outro finalizador, é muito importante que os fios estejam bem secos.

O uso do secador é muito bom para aqueles que preferem não usar nenhum produto específico. Você ir modelando o topete com uma escova, pente ou até mesmo com as mãos. O secador vai ajudar a fixar e criar um hábito para seu cabelo.

3. Topete masculino com gel (ou outro fixador)

Mas pode ser que você decidiu aderir ao topete justamente para ficar com aquele visual extremamente definido, com cada fio em seu devido lugar. Bem, para esses casos – excluindo aí os cabelos crespos que são modelados já com a tesoura e a máquina -, você vai precisar fixar o penteado. O gel dá mais brilho, enquanto pasta e cera são mais foscos.

Mas não tem muito segredo. Já com os cabelos secos, aplique o produto (sem exagero) e espalhe com as mãos, dando uma aplicaçãozinha extra nos fios da franja. Após a aplicação, use o pente para modelar o topetão ao seu gosto.

Leia também

Mais Recentes