3 problemas de aparência causados pelo estresse, segundo a ciência

PorRafael Nardini 16 de Janeiro de 2018

Há muitas maneiras pelas quais o estresse é capaz de mexer com seu corpo. O estresse, por exemplo, é capaz de causar sérios problemas ao seu sistema imunológico. E, se for esse o seu caso, consulte um médico agora mesmo.

Mas pode ser que você esteja aqui por outros motivos. Por exemplo, queda de cabelo por estresse ou envelhecimento precoce por estresse. Em casos assim, você veio para no lugar correto.

Antes de qualquer coisa, saiba que manter o sono em dia, se hidratar sempre e manter uma rotina de trabalho dentro do controle são seus maiores aliados para evitar o estresse. Ah, não se esqueça jamais de praticar esportes.

Como o estresse afetar sua aparência, segundo a ciência

1. Queda de cabelo por estresse

Nos explica o wikiHow que há três tipos de queda de cabelo por estresse. O eflúvio telógeno é quando o estresse coloca os folículos capilares em repouso, bloqueando o crescimento do cabelo. Após ser impossibilitados de crescerem, é comum que os fios comecem a cair.

A alopecia areata é uma doença que normalmente cria um foco específico na cabeça e causa a queda de cabelos em determinada região. Há alguns motivos para a doença se desenvolver e o estresse é uma delas.

Por mim, há a tricotilomania. Aqui é uma questão mais psicológica, já que o problema central é a própria pessoa passar a puxar o cabelo repetidamente. E isso passa a acontecer normalmente como método de lidar com a ansiedade, depressão e o estresse.

2. Estresse causa espinhas

O estresse altera os hormônios do seu corpo. Em alguns casos, é comum que haja uma maior produção de cortisol, o que, por sua vez, aumenta a oleosidade da sua pele. Tudo isso leva a maiores probabilidades de poros entupidos e multiplicação de bactérias causadoras de acne.

3. Estresse envelhece

Um estudo da Universidade da Califórnia em São Francisco aponta que o estresse crônico acelera o encolhimento dos telômeros, os extremos dos cromossomos. Este desgaste superior ao normal encurta a vida dos cromossomos e acelera a deterioração corporal. Portanto, tenha calma, se exercite e beba muita água.

Leia também

Mais Recentes