Meu cabelo cacheado – Parte I: Como pentear e cortes indicados

PorRafael Nardini 27 de setembro de 2017

Pode usar secador em cabelos cacheados? É obrigatório fazer hidratação todos os dias? Quais são os mitos e verdades para conseguir cachos adequados para o seu estilo sem perder tempo? Para solucionar essas dúvidas, conversamos com Willie Mitchel, 42 anos, hairstylist desde 1990 e proprietário de dois salões W. Mitchel, na zona norte e oeste de São Paulo.

Como pentear cabelos cacheados

Uma ótima dica para quem tem cabelos cacheados é não penteá-los secos. Pentear os cachos secos pode quebrar os fios, tirando o formato e o volume. Por outro lado, com os fios ainda molhados, você pode passar as mãos pelos cabelos, desfazendo os desembaraços. Logo em seguida, você pode ajustá-los com as mãos ou com ajuda do uso de um pente de madeira (evitando a eletricidade estática do cabelo).

“O pente é ótimo para desembaraçar o cabelo e dar volume, modelar da forma que você deseja. Mas é sempre bom pentear com o cabelo úmido ou molhado”, ensina Mitchel.

Outro truque interessante é aplicar creme para pentear ou condicionador, ambos aumentam a capacidade de amaciar os cachos, facilitando ainda a desfazer os nós. Começar a pentear os cachos pelas pontas até a raíz pode ser bastante útil.

“Varia o tipo do cacho. Se o cabelo for mais oleoso, você deve usar leave-in. Os cabelos mais ressecados ficam muito bons com o uso de um jelly (tipo de pasta modeladora) ou um finalizante que promova alguma umidificação para os cachos”, conta.

Para manter o efeito natural e sem frizz (aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça), o creme para pentear precisa ser aplicado após o banho, ainda com os cabelos úmidos. Após a aplicação, é só deixar os cachos secarem sozinhos.

Outra opção é fazer um twist (contorcer os cabelos) com o auxílio do jelly: “Isso vai dar um cacho bem mais definido. Mas é um recurso temporário. Você vai precisar repeti-lo sempre que necessário”, afirma Mitchel.

Como usar secador em cabelos cacheados

Os fios cacheados acabam ainda mais ressecados com o uso de secador. Se você preferir usá-lo ainda assim, aplique um protetor térmico ao secador. “Em relação ao secador, dá para usar. Mas depende muito do seu penteado. Vamos supor que você queira uma mecha menos cacheada, quase lisa. Nesse caso, o secador é essencial. Outro truque é o secador como modelador do penteado”, ensina.

Cortes de cabelo para cabelo cacheado masculino

O mais tradicional de todos e aquele que surge em nossa mente quando pensamos em cabelos cacheados masculinos é o emoldurado. Bastante clássico, o corte deixa os cabelos praticamente no mesmo comprimento nas laterais e no topo, criando uma certa “moldura” para o rosto. É ótimo para quem tem rosto triangular ou queixo mais quadrado.

Outra obviedade que não é real é a de que cabelos cacheados são melhores sempre mais longos. Bobagem. As laterais cortadas mais rentes e com o topo bagunçado é uma boa pedida para praticamente todos os formatos de rosto. Outra boa pedida, talvez um tanto quanto ousada, é o moicano.

Cacheado com menor volume nas laterais e destaque para a franja é um corte que tende a sobreviver por muito e muito tempo ainda.

Leia também

Mais Recentes