Como usar camisa xadrez masculina em 4 passos simples

PorVinicius Tamamoto 26 de junho de 2018

A camisa xadrez é um clássico. Desde o grunge nos anos 90, que teve o auge do estilo personificado na figura lendária de Kurt Cobain, a estampa nunca sai de moda. Mas a história dos tecidos com desenhos quadriculados é muito mais antiga. Remonta há milênios, desde a época dos antigos celtas. Escavações feitas por arqueólogos encontraram vários indícios de sacrifícios humanos em que as vítimas usavam tecidos de estampa xadrez. Referência no assunto são os tradicionais kilts escoceses, que começaram a ser usados lá no século XVI.

Hoje, é claro, a maneira de se usar a estampa mudou e, ao contrário do que pode parecer, a padronagem é bastante versátil. Você pode apostar na camisa xadrez para criar combinações clássicas ou mais inusitadas. Com o acompanhamento certo, a peça vai bem em várias situações. Aí embaixo reunimos alguns visuais para você se inspirar.

4 maneiras de usar camisa xadrez masculina

1. Básico

Básico: a dica é compor com calça jeans

Se você é mais básico e não gosta de arriscar muito, a camisa xadrez simples é uma ótima opção para ter no guarda roupa. A composição casa perfeitamente com uma calça jeans, que pode ser lisa ou ter alguns rasgos, o que dá um aspecto mais descolado. O importante é se atentar às medidas da peça: é aconselhável que não fique muito larga, dançando no corpo, nem muito apertada que pareça uma bomba pronta para explodir. De acordo com a ocasião, você pode calçar tênis, sapato ou até botas, que dão um ar mais arrumado ao visual.

2. Sobreposição

Na sobreposição, costuma-se hoje usar peças lisas por baixo, mas camisetas estampadas fazem do look mais ‘raiz’

Sobrepor uma peça xadrez sobre a camiseta dá um visual mais relaxado. O estilo se popularizou com o grunge dos anos 90 e virou um clássico. Hoje em dia o pessoal costuma usar peças lisas por baixo, mas se você quiser ser mais raiz, pegue aquela camiseta surrada estampada ou com um desenho descascando que também vai bem. A dica é prestar atenção na composição de cores.

3. Com jaquetas

Básico e prático, é possível também sobrepor a peça xadrez a uma camiseta

Para os dias frios, essa produção não tem erro. Dá para usar uma jaqueta sobreposta à camisa ou criar duas sobreposições, com uma camiseta, a camisa e o casaco. É um visual moderno e muito prático para o inverno. E não tem regra definida: a jaqueta pode ser de couro, jeans ou até parkas, aqueles casacos mais pesados e longos. Vai bem com calça jeans (tente dobrar as barras) e sapato.

4. Formal

Reunião de trabalho, jantar de negócios ou cerimônias mais formais: o xadrez vai sempre bem

Precisa ir a uma reunião de trabalho ou uma cerimônia de casamento? Tire a camisa xadrez do armário. A principal dica aqui é que a peça seja mais justa ao corpo, o que garante um visual mais arrumadinho. Você pode dobrar as mangas e usar com calça jeans e sapato ou com um blazer e calça social. Neste caso, se quiser uma aparência ainda mais formal, a gravata também vai bem. Prefira uma fininha de cor sóbria.  

Leia também

Mais Recentes