4 dicas de como usar ternos e casacos xadrez

PorVinicius Tamamoto 30 de junho de 2018

Como já falamos aqui, a estampa xadrez está em alta. E não só em camisas e calças como também em casacos e  ternos. Apesar do estigma de ‘roupa de avô’ que sofreu por algum tempo, o xadrez repaginado garante um aspecto elegante e contemporâneo ao homem. A nossa dúvida mais comum é: como usar ternos e casacos xadrez sem parecer que estamos indo pra festa junina?

A verdade é que o xadrez garante peças muito versáteis. Tudo depende do tamanho dos quadrados desenhados e da combinação de cores. Quem usa muito terno, por exemplo, pode enjoar das cores sólidas de todo dia. Para estes casos, o windowpane, que tem quadrados largos formados por duas riscas perpendiculares é um estilo que ganha cada vez mais força nos grandes centros urbanos. Nos casacos, a padronagem é geralmente usada para aquelas peças mais pesadas, como sobretudos.

Abaixo, confira algumas ideias de como usar.

Como usar ternos e casacos xadrez

1. Windowpane clássica

Um clássico em alta

Um clássico usado por personalidades como o duque de Windsor, a estampa chamada de windowpane saiu do esquecimento para ganhar os grandes centros. Por ser mais irreverente, é indicado para situações menos formais do que o ambiente de trabalho, como casamentos e jantares. Há uma profusão de estilos e cores. A da foto, mais sóbria, dá um ar de sofisticação ao homem.

2. Hipster

Prefira cores mais neutras nas outras peças

Combine uma estampa mais vibrante com uma calça social lisa e tenha um visual ao mesmo tempo elegante e divertido. Dá para usar tanto com camisa quanto com camiseta. Só tome cuidado com a combinação de cores. Aqui, o paletó já chama bastante atenção, então prefira compor o look com cores neutras, como preto e branco.

3. Xadrez com jeans

Mais casual, este visual é uma excelente opção para casamentos diurnos. Foto: Reprodução/Lookstatic

A peça também vai bem com jeans e vale a mesma dica para a opção anterior: pode ser usada com camisa ou camiseta preferencialmente de cores neutras. Se optar por uma camiseta, como na foto, dobre a barra da calça, que pode ter até alguns rasgos dando um aspecto mais despojado. Bem legal para um casamento diurno no campo, por exemplo.

4. Casaco xadrez: o charme correto para o inverno

O xadrez é bastante usado em sobretudos. Foto: Reprodução/Zara

Tá bom que o inverno no Brasil não é tão rigoroso como na Europa, mas os casacões tipo sobretudo são bem legais e dão um ar de elegância. A estampa xadrez está sendo muito usada nesses casos e vai bem com calça de alfaiataria ou jeans. Para complementar o visual, calce botas, que segue a linha mais pesada do visual.

Ah, demos também umas ideias bacanas de como usar camisa xadrez. Dá uma olhada!

Leia também

Mais Recentes