Cortes de cabelo que combinam com o formato do seu rosto

PorRafael Nardini 22 de setembro de 2017

Pequenos detalhes que fazem toda diferença. Talvez você não saiba, mas as linhas do queixo, testa e até do maxilar podem influenciar a maneira como você corta o cabelo. Aí você pergunta: É sério isso? Sim, bastante.

Por isso, decidimos criar um guia, onde você consegue identificar em quais perfis se encaixa e acompanha dicas específicas. A ideia central é ajudá-lo a usar positivamente seus traços e equilibrá-los com seu penteado ou corte de cabelo.

Vamos nessa?

Qual tipo de corte combina comigo

1. Rosto redondo

Sem ângulos e traços tão definidos, o rosto arredondado apresenta queixo e maxilar mais suavizados. Uma boa pedida aqui é evitar cortes muito simétricos ou que não apresentem muita diferença entre laterais e topo da cabeça, por exemplo. Por conta do rosto redondo, um cabelo simétrico pode tornar suas feições jovens demais ou até um pouco infantil.

Primeira dica: aposte num corte de cabelo que tire volume das laterais, criando uma uma boa diferença entre o topo da cabeça e o restante. Assim seu rosto vai parecer alongado e menos arredondado. Desfiar os cabelos ou apostar em cortes com máquinas mais baixas e marcas mais aparentes é uma outra boa estratégia.

Outra tática é criar desníveis na barba também. Por exemplo, as bochechas, tradicionalmente mais expostas pelo rosto redondo, devem ter cortes bem mais curtos que a ponta do queixo, por exemplo. É uma outra tática interessante para alongar o rosto e torná-lo mais fino.

Quem tem o rosto redondo: Leonardo DiCaprio, Jack Black, Gerard Butler, Michael B. Jordan

cortes de cabelo masculino para cada tipo de rosto

Foto: Istock/Getty Images

Faça:

– Com o uso de pomada modeladora ou cera, você pode fazer com que os fios do cabelo não fiquem caídos ou retos demais na testa, evitando ressaltar o formato do rosto.
– Se for adepto dos cabelos compridos, penteie a franja para a lateral, disfarçando a bochecha.

Evite:

– Volume nas laterais da cabeça, o que vai deixar sua cabeça ainda mais arredondada.

2. Rosto triangular

A principal característica aqui é uma testa larga que começa a diminuir na altura dos olhos para terminar em um queixo mais fino.

Para quem tem o cabelo crespo e rosto triangular, o black power é perfeito. O contrastes das linhas mais retas do rosto com o cabelo arredondado vai ajudar a criar uma imagem bastante interessante. Outra boa alternativa é manter fios compridos e mechas longas. Cabelo volumoso cai muito bem,

Sidecuts (raspado nas laterais) e franjas também funcionam, mas cuidado para não tornarem seu rosto desproporcional.

O uso da barba com os pelos mais rentes por todo o rosto funciona melhor para esse formato de rosto.

Quem tem o rosto triangular: Adam Levine, Ryan Gosling, Ashton Kutcher, Lebron James

Faça:

– Black power ou tranças vão ressaltar de forma positiva o formato de seu queixo..
– Cabelos longos sem estarem amarrados ou arrumados milimetricamente também vão ajudar a compor bem seu estilo.

Evite:

– Topetes muito volumosos. Pode acabar transformando sua cabeça numa espécie de losango.

3. Rosto oval

Calma, oval é o novo normal. Este é o formato de rosto considerado mais comum, apesar de poder parecer que não é. É uma espécie de versão mais suavizada do rosto triangular, que apresenta linhas faciais mais definidas. O lado bom aqui é a versatilidade. Como a testa não é tão marcada, normalmente topetes ao cortes de cabelo raspado funcionam bem.

De maneira geral, a maioria dos cortes harmoniza bem, deixando você mais livre para escolher penteados mais compridos e ou desfiados, mas também longos e curtos. Cabelos ondulados ou encaracolados funcionam muito bem, podem aproveitar do peso nas laterais ou serem mais “limpos” nas laterais e volumosos na porção superior da cabeça.

Quem tem o rosto oval: Idris Elba, George Clooney, Jude Law

cortes de cabelo masculino para cada tipo de rosto

Foto: Istock/Getty Images

Faça:

– Liberados cortes mais quadrados ou com as pontas mais acertadas. Repartido na lateral, formando um topete, ou repartido e jogado para trás são outras boas opções.
– Se preferir cortes com máquina na cabeça toda, lembre de criar uma diferença aparente entre laterais e topo da cabeça. Por exemplo: máquina dois dos lados e quatro acima, fazendo a transição em fade. Isso ajuda a alongar seu rosto.
– Penteados ou cortes inspirados em moicanos também podem funcionar.

Evite:

– Cortes muito proporcionais, se preferir manter o cabelo curto.

4. Rosto quadrado

A principal característica aqui é a largura dos maxilares estar alinhada com a largura da testa. Cortes mais irregulares, fios despenteados e bagunçados funcionam bem para quebrar uma certa rigidez do rosto. Como a ideia geral é sempre tentar equilibrar ou complementar cabelos e barba com o formato do rosto, o ideal aqui é suavizar as linhas mais retas das maçãs e queixo, de forma que cabelos raspados nas laterais, por exemplo, podem não funcionar tão bem.

O rosto quadrado tende a parecer alongado, algo que você precisa se lembrar antes de esticar um topete muito alto ou manter um imenso cavanhaque. Detalhes assim podem gerar aquela sensação de que “sua cabeça chegou antes” de você. Menos é mais.

Quem tem o rosto quadrado: Ben Affleck, Johnny Depp, Ethan Hawke

Faça:

– Black power para cabelos crespos e volumoso para quem tem os fios cacheados.
– Penteados repletos de pomada ou gel e repartidos milimetricamente quebram o queixo quadrado.
– Cabelos sem muito volume sob a testa também contrapõe bem o aspecto mais marcado do maxilar.

Evite:

– Topetes muito volumosos ou cortes que criem ângulos ou deixem sua cabeça em “encaixotada”.

Leia também

Mais Recentes