4 dicas de cortes de cabelo ideais para quem já passou dos 40

PorRafael Nardini 16 de Fevereiro de 2018

Passar dos 40 anos de idade é ter oportunidades sem fim de continuar a mandar muito bem no estilo – ou, caso não o tenha feito antes, dá para começar a fazer a partir de agora.

O cabeleireiro Erick Lucchesi de Carvalho, da Barbearia Lumina, em São Paulo, conta que, em seu dia a dia no trabalho, atende vários caras quarentões que pedem o corte social, aquele feito só com tesoura.

“O corte social é feito inteiro na tesoura, desfiado em cima e tesoura nas laterais também. O social é de um perfil mais profissional”, explica.

Muitas vezes esses clientes recorrem a esse corte por cair bem com o trabalho. No entanto, há quem curte ousar.

“Eu atendo um cara com 45 anos que curte o cabelo todo arrepiado no topo. É de cada um”, garante.

Depois dos 40, é natural que já se tenha fios grisalhos. E, pasme, mas como conta o cabeleireiro, há jovens que frequentemente pedem que tenham os fios pintados de cores platinadas. São grisalhos “não naturais”, digamos assim, e essas caras nos provam que cabelo grisalho não é sinônimo de fim da cabeleira estilosa.

Tipos de cortes de cabelo para homens acima dos 40 anos

1. Fade + topete

Erick diz que um corte bastante pedido é o fade com um topetão estilo anos 1950 no topo. É estilo puro: rejuvenesce, tem impacto e é bastante sofisticado. Perfeito para diversas ocasiões, das mais casuais até casamentos, por exemplo.

2. Seja clássico

Jon Hamm, astro da série Mad Men é uma referência aqui. Geralmente curtos e discretos, com os fios mantidos no lugar com gel ou cera, os cortes clássicos são “camaleões”. Servem para as mais variadas ocasiões e estilos – e, tão bom quanto, têm inúmeras possibilidades de como arruma-los. Caem bem com tudo.

3. Desarrumado, porém arrumado

Pense nos cabelos encaracolados de Mark Ruffalo, já quase todos grisalhos. Pois, bem. É essa a referência. Para fios curtos ou longos, o desgrenhado pode ser uma ótima opção. Desarrumado com cuidado – pode parecer contraditório, mas às vezes o desarrumado pode ser otimizado dessa maneira, digamos –, fixado com gel ou pomada, ou sem cuidado nenhum, simplesmente bagunçado, o cabelo fica demais assim. 

4. Undercut

Pontas desfiadas, comprimento curtinho e máquina bem baixa nas laterais, gel ou pomada para dar aquela arrumada. Simples, prático e charme puro. 

Leia também

Mais Recentes