Quer ter uma barba grande? 5 dicas para quem quer entrar para o time dos barbudos

PorVinicius Tamamoto 18 de junho de 2018

Sabe aquela história de cortar o cabelo para que ele cresça mais saudável? Para ter uma barba grande a premissa é a mesma. Se você pretende deixar os pelos faciais mais longos, deve apará-los regularmente. Além de ficar mais forte, a manutenção periódica faz com que a barba cresça muito mais rápido, mantém uma forma harmônica e evita que você pareça um neandertal.

A dica de ouro aqui é paciência: cultivar uma barba de respeito exige determinação. Os pelos podem incomodar bastante nos primeiros dias, gerando coceira e irritação. Para acalmar a pele, é essencial que você tenha produtos específicos para tratar a barba, como shampoo, óleo hidratante e balm. Um kit básico, composto por tesoura, maquininha e pente, serão seus melhores amigos nessa jornada.

Dicas para quem quer entrar para o time dos barbudos

1. Mantenha a barba limpa e penteada

Nunca apare a barba se ela estiver oleosa por causa do uso de produtos, suja ou molhada. Só o faça quando os pelos estiverem limpos e secos, assim você terá a noção exata do quanto deve cortar e de quais áreas precisam de atenção especial. A dica é lavar a barba com um shampoo apropriado. Depois de pentear e secar, ela ficará pronta para ser aparada com precisão.

2. Apare a barba com uma tesoura…

As máquinas podem estragar o efeito desejado porque são mais difíceis de serem manipuladas, principalmente se você não é um barbeiro profissional. É bem mais fácil controlar o que será cortado usando uma tesoura própria para aparar a barba. Ela cortará com precisão aqueles pelos mais rebeldes. É super simples, só exige um pouquinho de paciência.

3. …mas não abandone totalmente a maquininha

Você ainda precisará dos barbeadores elétricos – eles são bons para aparar áreas maiores, como os pelos das bochechas e pescoço. Essa é a dica mais importante para quem deseja manter a barba em ordem enquanto cresce. Não sabe como aparar o pescoço? Te ajudamos: pegue o indicador e o dedo do meio e coloque-os acima do pomo de Adão. Imagine uma forma em “U” sendo desenhada atrás de cada orelha, encontrando-se no ponto acima dos seus dedos. Tudo abaixo do “U” imaginário pode ser cortado.

4. Fortaleça a sua barba

Se você está deixando sua barba crescer, é importante que a nutra. Isso a tornará mais macia e saudável, além de promover um crescimento mais rápido. Tente usar algumas gotas de óleo hidratante específicos para barba, como de coco ou argan. Assim, a saúde da pele, que pode ficar ressecada debaixo dos pelos, irá melhorar muito. Outra opção é o uso de balms que têm o mesmo poder, mas textura mais sólida e podem servir ainda como uma cera para estruturar os pelos.

5. Cuidados extras para a barba grande

É recomendável que você apare a barba de uma a duas vezes por semana dependendo do tamanho e do formato. Aconselhamos também que você faça uma visita ao barbeiro pelo menos uma vez por mês. Se você sofre com pelos encravados, que podem gerar foliculite, use um esfoliante para ajudar a remover as células mortas e abrir caminho para os fios crescerem livres. Finalize com um produto que hidrata a pele: rosto ressecado fica mais propenso a lesões. A barba grande também pode gerar caspa. Para resolver o problema, use um shampoo anticaspa nos pelos em dias alternados. Se persistir, consulte um dermatologista.    

Leia também

Mais Recentes