5 dicas de como cuidar do cabelo oleoso masculino

PorVinicius Tamamoto 19 de junho de 2018

Se você lavou o cabelo ontem e hoje sente como se tivesse mergulhado os fios numa panela cheia de óleo, saiba que você não está sozinho: você é mais um homem com os chamado cabelo oleoso. As responsáveis pelo cabelo oleoso são as glândulas sebáceas, que todo nós temos. Acontece que em alguns homens, no entanto, a produção de sebo é mais intensa do que em outras. Isso acontece por motivos hormonais ou fatores externos, como medicações e doenças.

Em geral, o homem tem mais glândulas sebáceas do que a mulher, o que torna a pele e o cabelo masculino, geralmente, mais oleosos. É por isso também que sofremos mais com problemas como a caspa. “A oleosidade estimula a produção de fungos, o que irrita e descasca a pele do couro cabeludo”, explica o dermatologista Caio Lamunier, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O médico diz também que é preciso ter cuidado com o comprimento dos fios. “Quanto maior o cabelo, mais oleoso”. Em entrevista ao Pronto Pro Jogo, Caio listou algumas atitudes simples que ajudam a diminuir a oleosidade do cabelo.

Como cuidar do cabelo oleoso masculino

1. Use shampoos anticaspa

Mesmo que você não sofra com a caspa, o médico indica o uso de produtos do tipo por causa das substâncias contidas, que ajudam no controle da secreção das glândulas sebáceas. Já quem sofre muito com o problema pode procurar um shampoo dermatológico de ação mais forte.

2. Lave todos os dias

Para controlar a oleosidade, é imprescindível que os cabelos estejam sempre limpos. Lave todos os dias, preferencialmente com água morna ou fria. A temperatura alta incita ainda mais a produção de sebo, agravando também o problema da caspa.

3. Deixe o couro cabeludo respirar  

É importante que o homem seque o cabelo após o banho. “O cabelo úmido irrita o couro cabeludo e estimula a secreção da oleosidade”, alerta o médico. Evite também usar chapéus ou bonés, pois eles podem agravar o problema.

4. Cuidado com o condicionador

O uso do condicionador é indicado para quem tem cabelos secos ou quebradiços. “Como produz uma camada de hidratação, o produto pode acumular ainda mais oleosidade nos fios”, diz o dermatologista.

Agora que já sabe como tratar o cabelo oleoso, veja dicas de como cuidar da pele oleosa.

Leia também

Mais Recentes