Afinal, você precisa lavar os cabelos todos os dias?

PorPedro Katchborian 20 de setembro de 2017

A resposta para a pergunta se homens devem lavar o cabelo todos os dias é direta e objetiva: com shampoo? Não. Não mesmo. Embora não exista um consenso científico em relação ao número exato de vezes que os homens devem lavar o cabelo, há estudos que comprovam que o uso contínuo do shampoo só prejudica o seu cabelo.

Segundo Shorty Maniace, proprietário da barbearia J.P Kempt Barber & Social em São Francisco, nos Estados Unidos, o uso excessivo do shampoo pode retirar o óleo natural do couro cabeludo e do cabelo.

“Quando isso acontece, a glândula sebácea ou solta óleo demais, o que vai tornar o seu cabelo muito oleoso, ou para de soltar óleo, o que deixa o cabelo seco, ocasionando em caspa ou deixando o couro cabeludo seco”, disse ele para a Men’s Fitness.

Ah, mas se eu não lavar o cabelo com shampoo todos os dias ele não vai ficar com aquele aspecto de sujo? Na verdade, não. É para isso que serve o condicionador. Maniace explica que o condicionador também é capaz de limpar o seu cabelo, de deixá-lo cheiroso, mas que mantém os óleos naturais bons. Dependendo do caso, você nem precisa usar o condicionador — só lavar o cabelo com água e esfregar as pontas dos dedos no couro cabelo já ajuda na limpeza diária.

Resumindo: Maniace defende o uso do shampoo apenas uma vez por semana (!). Isso mesmo, uma vez por semana.

Há quem diga que o necessário são duas ou três vezes por semana, como aponta matéria de Dennis Green, repórter de estilo de vida masculino do Business Insider, mas nada de lavar o cabelo todos os dias com shampoo.  

Segundo o barbeiro Van Cappizzano, da Ball and Buck, de Boston, diminuir o uso de shampoo vai tornar o cuidado dos cabelos mais fácil. Mas você deve, sim, tratar de esfoliar o couro cabeludo cada vez que tomar um banho quente. Segundo Cappizzano, é isso que vai fazer você livrar-se de peles e tecidos mortos e excesso de óleo acumulados.

Leia também

Mais Recentes