Odor nas axilas: por que ele existe e como evitar

PorPedro Katchborian 15 de setembro de 2017

O odor nas axilas é um vilão silencioso, mas que pode te incomodar muito. E também afetar todos que estiveram à sua volta, né?

Encontros, baladas, no trabalho ou no transporte público: com certeza você já passou por uma situação desconfortável o suficiente, sentindo-se inseguro com o cheiro que vêm das axilas.

Aí você se pergunta:

Por que existe o odor nas axilas?

Para explicar porque ele existe é necessária uma retomada simples nas aulas de biologia do colegial. Há dois tipos diferentes de suor. Sim, é isso mesmo. As glândulas écrinas produzem suor em pés, mãos e testa e são 99% água — ou seja, praticamente sem odor. As glândulas vilãs mesmo são as apócrinas, que são encontradas perto da virilha e nas axilas.

Além das glândulas, também há diferença entre os tipos de suor em determinadas situações. Por exemplo, o futebol do final de semana vai aumentar a sua temperatura corporal e as glândulas écrinas vão produzir uma mistura de água, cloreto de sódio e potássio para o seu corpo esfriar.

Agora se você vai sair com a match do Tinder e começar a ficar nervoso, ambas as glândulas começam a trabalhar, fazendo com que testa, mãos e axilas fiquem suadas. O suor por ansiedade é outro que você deve conhecer bem: dependendo das situações estressantes que você passar, pequenos surtos de suor surgem, ativados pelas glândulas apócrinas. Em todos esses casos, suamos para diminuir nossa temperatura corporal, seja pela prática de algum esporte ou reações no cérebro que produzem calor.

Como tirar o mau cheiro das axilas?

Para impedir o mau cheiro nas axilas é importante compreender que o suor é apenas parte do problema. O odor vindo das glândulas é causado principalmente por bactérias que se alimentam dos componentes do suor. Lavar bem a região no banho já é meio caminho andado para não ter qualquer problema com odores.

Depois de lavar-se bem, é hora de escolher um antitranspirante. Eles têm o papel de ser um escudo contra o odor. Quer se sentir protegido? Aplique um antitranspirante a 15 centímetros das axilas, espere secar para se vestir e pronto!

Leia também

Mais Recentes