Loção ou bálsamo? Para que servem os produtos pós-barba e suas diferenças

PorPedro Katchborian 15 de setembro de 2017

Fazer a barba pode arder e machucar. Mas o motivo disso nem sempre é visto facilmente pelos olhos. Quando você passa a lâmina ou barbeador, pequenas fissuras são abertas na sua pele. É exatamente aí que entram os produtos pós-barba, essenciais para ter um barbear completo. Sim, aplicar o produto pode arder, mas isso não significa que você deve deixar de usá-los.

Para entender melhor como esse o gel, loção ou bálsamo atuam na sua pele, respondemos cinco perguntas que todo homem já se fez ao menos uma vez na vida:

1. Para que serve o pós-barba?

Já parou para pensar que quando você faz a barba você passa lâminas muito afiadas no rosto? O processo pode não ser tão doloroso assim (se você não se cortar, claro!), mas ainda irrita a pele. É exatamente aí que entram os produtos pós-barba, capazes de limpar a pele após o barbear e agir também como hidratante. Além disso, a maioria das loções ou bálsamos pós-barba trazem propriedades antissépticas, que evitam inflamações e infecções que poderiam ser causadas pelos cortes.

2. Quais tipos de pós-barba existem?

A loção ou o bálsamo costumam ser os produtos mais conhecidos no mercado. Enquanto a loção geralmente é transparente e costuma ter álcool e agentes antissépticos como foco principal, o bálsamo serve para hidratar a pele e diminuir a irritação da pele.

Outra característica que ajuda a diferenciar os produtos é que a loção costuma ser uma aliada para peles mais oleosas, enquanto o bálsamo pode ser usado em peles secas ou em um clima mais frio, em que a pele fica mais ressecada.

Há ainda o gel pós-barba o gel também é indicado para peles oleosas, além de também refrescar e hidratar a pele. Nivea Men tem em sua linha os três tipos de pós-barba: o gel pós-barba Hidratante 2 em 1 Cool Kick, o bálsamo pós-barba Extreme Comfort (que alivia as irritações causadas pelo barbear), o bálsamo pós-barba Originals Hidratante (que hidrata e regenera a pele) e o bálsamo pós-barba Sensitive (para peles mais sensíveis).

3. Do que são compostos os produtos pós-barba?

A maioria dos produtos pós barba contém propriedades adstringentes (que contrai tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção das mucosas), anti-inflamatórias e hidratantes.

4. O que acontece com o meu rosto se eu não passar loção pós-barba?

Se você não tiver o costume de usar um pós-barba, é bem capaz que a sua pele fique irritada e vermelha, o que pode ocasionar em pelos encravados. A longo prazo, a irritação já se provou ser uma das principais causas do envelhecimento da pele.

5. Como aplicar o pós-barba?

Calma, não saia passando o produto no rosto assim que terminar de fazer a barba. Siga alguns passos para o produto ter o máximo de eficiência na sua pele. Antes de tudo, limpe o seu rosto com água gelada para fechar os poros e aí sim preparar a pele para receber o produto. Depois, seque o rosto e aplique generosamente o produto na mão. Espalhe gentilmente no rosto, massageando e cobrindo toda a área da barba — da bochecha ao pescoço.

Leia também

Mais Recentes