12 dicas do que fazer e não fazer para cuidar da pele do rosto

PorRafael Nardini 28 de setembro de 2017

Cuidar da pele é uma caixa-preta que nunca foi aberta pelos homens. O assunto segue deixado de lado, colocado em segundo plano até quando as rugas começam a surgir. Mas você pode — e deve — agir antes disso. Para te ajudar, organizamos 8 passos para você começar a seguir ainda hoje e 4 erros comuns que você deve evitar o mais rápido possível.

Cuidados com a pele: o que fazer

1. Poder da água

Água fria é capaz de fazê-lo acordar. Mas não só isso. Um simples truque como lavar o rosto constantemente com água fria pode fazer a pele do seu rosto praticamente sorrir. A limpeza pela manhã pode ser muito mais efetiva com o uso de esfoliante uma ou duas vezes por semana. Mas não exagere ou sua pele pode passar a ficar vermelha ou irritada.

2. Poder da água (Parte 2)

Água fria no rosto ajuda, mas já falamos em hidratar o próprio corpo bebendo a famosa H20? Acima de tudo, antes de cuidar da pele, monitore a quantidade de álcool e café que você anda consumindo diariamente. Ou dois litros de água que você toma (ou deveria tomar) não serão suficientes, já que a cafeína e aquelas cervejas todas de meio de semana são capazes de desidratá-lo.

3. Sono é coisa séria

Não dormir às sete ou oito horas que o corpo pede pode ser muito ruim para o trabalho no dia seguinte. Mas não é só isso. A sua pele também vai sofrer diretamente com o excesso de sono não dormido. Novas marcas na pele e até mesmo rugas vão fatalmente surgir se você não souber descansar da forma correta.

4. Cuidado com o que você come

Alimentação é fundamental para o cuidado com a sua pele. Abuse de frutas e vegetais diferentes, eles são ricos em antioxidantes bons para você e para sua pele. Os compostos combatem os radicais livres, moléculas que inflamam a pele, os danos do Sol e do envelhecimento. Consuma entre cinco a sete porções de frutas e legumes ao dia. Pesquisas apontam uma relação direta na melhora da pele em até seis semanas após uma melhora da dieta.

Varie a dieta e, sempre que possível, substitua a carne vermelha de alguma das refeições por outras fontes de proteína. Além disso, inclua em seu dia a dia alimentos ricos em ómega 3, como peixes e frutos do mar.

5. Produtos especiais para você

cuidados com a pele

Foto: Istock/Getty Images

A loção hidratante deve ser um passo automático após a limpeza. Uma dica é tentar se programar para usar o hidratante quando a pele ainda estiver ligeiramente úmida após a lavagem com água fria, por exemplo. Mas fique atento: a maioria das loções faciais são baseadas em óleo, que funcionam bem para pessoas com pele normal. Mas o hidratante é uma obrigação para quem tem a pele seca, especialmente no inverno. Se você tem uma pele mais oleosa, procure um produto à base d’água.

6. Ajudando a pele (Parte 1)

A Vitamina E é considerada um componente quase milagroso na natureza quando o assunto é hidratação de cabelos e pele. Além de ser capaz de hidratar seu rosto, a Vitamina E ajuda a curar cicatrizes, feridas e até mesmo queimaduras solares. Dica: você pode encontrá-la em nozes, frutas (mamão e abacate), vegetais (couve e batata doce) e oleaginosas (amêndoas, amendoim, pistache).

7. Ajudando a pele (Parte 2)

Outro elemento crucial para sua recuperação é a aloe vera. Além de ser lembrada pela eficácia no tratamento de uma série de problemas de pele tradicionais, a planta é bastante poderosa para sua pele pela grande concentração de antioxidantes como beta-caroteno, vitaminas C e E.

8. Fazer a barba da forma correta para você

O que usar após fazer a barba? Loção ou bálsamo? Em primeiro lugar, vai da sua a preferência de textura e forma de aplicação. Mas se sua pele sofre com o dia a dia e precisa de hidratação, a melhor escolha é o bálsamo, que tem efeito hidratante mais prolongado.

Cuidados com a pele: o que não fazer

1. Pare de fumar ainda hoje

A pele amarelada é mais uma das muitas razões para não acender nenhum cigarro a mais. Fumar diminui a circulação e a produção de colágeno. O cigarro dá aquela aparência pálida, mas também pode adiantar o envelhecimento em anos.

2. Olho aberto com o açúcar

Uma bela torta de limão ou uma barra de chocolates são mais fortes do que muitos seres humanos. Mas acontece que dietas com alto teor de açúcar são enormes inimigas da pele. Passe a verificar a quantidade de açúcar presente nos alimentos que você consome. A sua pele agradece.

3. Cuidado com o sol

Nada pode ser mais danoso para sua pele quanto o sol. A luz solar é capaz de acelerar o processo de envelhecimento ao diminuir a produção de colágeno e forçar a pele a perder a elasticidade. Tenha então contigo sempre um protetor capaz de bloquear raios UVA e UVB.

4. Rotina equilibrada ajuda

Engarrafamentos, estresse e excesso de trabalho em jornadas de 12 horas não são capazes de afetar somente o seu humor. O estresse é capaz de afetar seu rosto também, já que ele atinge células saudáveis e torna o surgimento de marcas e rugas mais fácil. Relaxe fazendo o que você ama, seja lendo um livro, fazendo maratona na Netflix ou partindo para o crossfit.

Leia também

Mais Recentes