Afinal, tomar água faz bem para a pele?

PorPedro Katchborian 13 de Janeiro de 2018

Já ouviu uma teoria de que água é bom para a pele? Uma tese diz que ingerir 8 copos de água por dia ajuda a deixar a pele fresca e saudável — o que é ótimo para quem quer cultivar uma barba, por exemplo. No entanto, é difícil confirmar que a água faz bem para a pele. De fato, precisamos ingerir água diariamente, mas a relação de uma pele saudável com o líquido é incerta.

Um artigo de 2013 da BBC mostrou que não há muitas evidências de que a água hidrata a pele. Um dos motivos para a falta de estudos sobre o assunto é que eles não são rentáveis — não produziria nenhum remédio ou cosmético para quem quisesse fazer o estudo.

Uma das únicas pesquisas sobre o assunto foi feita pelo dermatologista Ronni Wolf, do Kaplan Medical Centre, em Israel. O problema é que os estudos foram contraditórios. A pesquisa avaliou os efeitos na pele da ingestão da água mineral comparada com a água da torneira. Depois de 1 mês, o grupo que bebeu água mineral diminuiu a densidade da pele em comparação com o outro grupo.

O fato é que não sabemos até que ponto beber água torna a pele hidratada, mas sabemos que, caso fiquemos desidratados, a pele perde elasticidade — o que não quer dizer que ingerir grande quantidade de água torna ela saudável.

Por que beber água é tão importante

Agora que você sabe que não há confirmação da ingestão de água e hidratação — e pode cuidar da sua pele de outras maneiras, como com hidratantes. No entanto, vale lembrar da importância da ingestão diária de água. Estudos indicam que tomar água em abundância reduz a formação de pedras nos rins em pacientes que já sofreram com o problema.

Leia também

Mais Recentes