Como evitar queimaduras ao fazer exercícios

PorLucas Borges 28 de novembro de 2018

O verão está se aproximando e com ele, dias mais longos, mais ensolarados e uma vontade maior de se exercitar. Antes de colocar o corpo para trabalhar, porém, lembre-se de um incômodo bastante recorrente nessa época do ano: as queimaduras. Fruto do atrito entre a pele excessivamente úmida, a queimadura surge especialmente entre as pernas e pode ser bastante desagradável. Saiba como se prevenir.

Use roupas íntimas adequadas

Convém evitar cuecas de algodão para não dar chance para as queimaduras. Esse material não seca a umidade na região suficientemente rápido e pode criar um ambiente indesejável ao longo de um dia inteiro. Cuecas de polyester são mais recomendáveis. Também vale dar uma chance para as cuecas boxer mais compridas, que protegem uma região um pouco mais longa das pernas (na altura das tradicionais samba-canção), com menos folga e menos atrito entre as coxas.

Use talco

O velho e bom talco, aquele mesmo que um dia foi usado em você nos seus tempos de bebê, continua sendo uma arma poderosa contra as queimaduras. O talco absorve a umidade sem ressecar a pele, inibe maus odores e trabalha como um lubrificante. É uma boa ideia aplicá-lo quando se usar calças jeans. Neste caso o talco em pó é mais adequado, evitando a “meleca” das opções em gel, creme e pomada. Quando vestir shorts, o pó pode cair pelas pernas e vale optar pelos itens citados acima.

Cremes anti-queimaduras

Além de serem mais propícios para evitar queimaduras na hora de usar shorts, inclusive durante a prática de exercícios, os produtos cremosos ajudam a pele depois do atrito, quando as lesões já estão começando a aparecer, criando uma camada de suavidade. Os cremes também podem ser aplicados de forma mais pontual que o pó nas regiões desejadas.

Bermudas de compressão

Além da roupa íntima, na hora de se exercitar também é recomendável usar itens de material sintético, que se estendam ao longo das coxas e mais pegadas à pele, com menos espaço para a fricção. As bermudas e calças de compressão, aquelas mesmas utilizadas por baixo dos shorts pelos jogadores de futebol ou apresentadas por corredores de 100 metros e atletas de futebol americano, preenchem esses requisitos.  

Aplique cremes na hora de dormir

As células da pele se regeneram durante a noite, enquanto dormimos. Nesse período do dia nossa pele se fortalece muito mais rápido e temos a oportunidade de fortalece-la. Procure utilizar cremes hidratantes e pomadas à base de óxido de zinco e ricas em vitaminas nas regiões de risco do corpo na hora de dormir.

Leia também

Mais Recentes