Cuidados básicos que você deve ter com a tatuagem

PorPedro Katchborian 20 de Janeiro de 2018

Se você decidiu que irá fazer uma tatuagem, saiba que são necessários alguns cuidados básicos antes e depois de desenhar na pele. Lembre-se: a tatuagem é um machucado na pele — portanto, deve ser tratado como tal.

Veja orientações básicas para deixar a sua tatuagem bonita e, mais importante ainda, evitar inflamações ou qualquer tipo de problema com o seu desenho. O dermatologista Bruno Vargas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, deu algumas dicas, que você vê abaixo.

1. Escolha com cuidado o tatuador e o local

Você já deve ter ouvido essa por aí: não escolha um tatuador pelo preço. Muito além de ter um desenho legal, a tatuagem pode causar problemas na pele. Portanto, é necessário que ela seja feita por um profissional qualificado, que se atente a regras importante de higienização. “Um local limpo, preparado para o procedimento e a utilização de produtos descartáveis e abertos na sua frente, como luvas, lâminas de barbear ou quaisquer outros objetos que entrarem em contato com a sua pele, são indispensáveis”, diz Vargas.

2. Tenha cuidado com a pele antes da tatuagem

Vai fazer pela primeira vez uma tatuagem? Vá ao dermatologista e veja se não tem qualquer tipo de problema antes de realizá-la. Além disso, Vargas alerta que é muito importante que o local não esteja bronzeado e também não apresente lesões ativas. “Em pele negra deve-se ter muita cautela, uma vez que a melanina da pele pode absorver o laser e causar queimaduras ou queloides”, afirma.

3. Siga à risca as orientações do tatuador

Preste muita atenção no que o tatuador vai te falar após o procedimento: é essencial seguir tudo à risca para evitar problemas com a pele e que o desenho desbote. “Manter o plástico filme nas primeiras 24h, utilizar sabonetes antissépticos e pomadas específicas a partir do dia seguinte, não tomar sol e não coçar ou puxar as casquinhas são orientações básicas”, diz. A coceira costuma incomodar muito quem acabou de ser tatuado. Neste caso, dê tapinhas (de leve!) no local para aliviar um pouco.

Leia também

Mais Recentes