5 cuidados indispensáveis com a pele no verão

PorRafael Nardini 23 de outubro de 2017

Não diferente das outras estações, o verão exige cuidados específicos com a pele. Confie na gente: eles vão além do bom e velho protetor solar. E você com certeza vai aproveitar melhor a estação se adotá-los.

Verão é a época do ano em que você vai querer fazer atividades ao ar livre. Muitas delas, como prática de esportes, acontecem sob a luz do sol e em meio à atmosfera quente.

Cuidados com a pele no verão

1. Vai à praia ou à piscina? Escolha bem o horário

Antes das 10h e após as 16h – estes são os horários ideias para evitar o sol em sua maior intensidade, segundo reportagem do jornal O Globo.

2. Protetor solar

Sob o sol ou não, é importante usá-los. Os cuidados básicos, ainda de acordo com o Globo, são os que te protegem dos raios UVA e UVB. É importante também usar um fator de proteção maior, aconselha Bruna Bravo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro.

“Temos de preservar a pele, porque o principal fator de envelhecimento é a exposição ao sol. A ideia é evitá-lo”, afirmou a especialista. “Mesmo embaixo dos guarda-sóis, por exemplo, deve-se usar protetor, óculos, o que for necessário para minimizar a exposição.”

Não se esqueça de passar o protetor solar nas orelhas e protetor labial com fato de proteção solar (FPS). Passe-os antes de sair de casa e, depois, de duas em duas horas.

Anote aí: quando você for comprar um protetor solar, escolha um de alto FPS, pois esses ficam mais tempo na pele. E, é claro, consulte um dermatologista antes.

3. Hidrate-se

Consuma alimentos com propriedades antioxidantes, como as frutas uva, goji berry (chinesa) e maçã, segundo o Hoje Mais.

Pipoca, chocolate, salsa e brotos (de feijão, bambu ou quinoa) também são seus aliados.

O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia manda a letra: beba muita água! Hidrate-se bastante. E passe algum creme hidratante de pele para manter a quantidade de água necessária nela.

4. Escolha bem as roupas e acessórios

A Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere que você use roupas de algodão em atividades ao ar livre. Use chapéu para proteger o couro cabeludo e os óculos de sol, que previnem catarata e lesões nos olhos em geral.

5. Cuidado com as doenças da pele

Micoses, manchas e sardas brancas, brotoejas e acne solar são algumas doenças da pele que se tornam mais fáceis de serem contraídas no verão. A SBD diz que a frequente combinação de sol, areia, praia, piscina e excesso de suor é a responsável por isso.

Portanto, trate de se secar bem após o banho – em especial áreas de dobras da pele, como entre os dedos do pé, axilas e virilhas. Não ande descalço em vestiários, lava-pés e saunas, ou seja, pisos constantemente úmidos.

Prefira usar calçados ventilados e mais largos e evite locais muito abafados. Manchas e sardas podem ser prevenidas com o protetor solar – mais um motivo para você não se esquecer de passa-lo.

A acne solar exige um cuidado especial, segundo a SBD: use um sabonete adequado para seu tipo de pele, tônicos mais adstringentes e filtros solares com base aquosa ou em geral para diminuir a oleosidade da pele.

Como você deve ter percebido, são medidas simples, fáceis de serem praticadas – quer dizer, a bola está ali diante do gol, é só você ir lá e chuta-la.

Providencie os itens e lembre-se de levá-los em viagens.

Leia também

Mais Recentes