4 dicas para cuidar da pele depois de praticar exercícios

PorPedro Katchborian 29 de Maio de 2018

Já demos dicas sobre como manter uma rotina de cuidados diários com a pele, mas algumas situações especiais podem exigir cuidados especiais. É o caso da prática de esportes ou a ida na academia: como você deve cuidar do rosto e do resto do corpo?

Quem sua muito sabe que o suor pode causar irritações, acne e tudo mais. Afinal, você está deixando toda aquela água salgada agir no seu rosto. Logo, manter os cuidados depois de praticar exercícios é essencial para ter aquela sonhada pele (e, por que não, barba) dos sonhos.

4 dicas para cuidar da pele depois de praticar exercícios

1. Tome banho (ou pelo menos lave o rosto)

É, tomar banho depois de praticar exercício parece óbvio, mas Debra Jaliman, dermatologista de Nova Iorque, lembra, ao Well and Good, que pesquisas mostram que a maioria dos frequentadores de academia não tomam banho depois de um treino. O que isso significa? “Eles estão literalmente deixando a bactéria em seus corpos e sua pele”, afirma. Caso não dê para tomar banho logo após, o mínimo que deve ser feito é lavar o rosto. E, se não existe água por perto, leve algum tipo de lenço — pode parecer frescura, mas é muito importante tirar todo o suor.

2. Deixe produtos pesados para depois

Você pode até usar algum tipo de hidratante para tratar algum tipo de irritação na pele pós-exercício — para isso, consulte o seu dermatologista. No entanto, passar produtos considerados mais pesados não é recomendável após os exercícios. Até uma pele saudável e considerada normal ficará mais sensível após o suor.

3. Mantenha-se hidratado 

Água, água e mais água. Manter-se hidratado é importante não só para repor toda a água perdida com o suor, mas também para a sua pele. O ideal é procurar beber água sempre nos intervalos dos exercícios físicos. Além disso, tome cuidado se for limpar o suor — o ideal é uma toalha e não as suas mãos.

4. Pegue leve com a sua pele

Como explicamos acima, é necessário pegar leve com a sua pele depois de um exercício. Ou seja, tome cuidado na hora de lavar o rosto. Ser muito agressivo e exagerar na esfoliação pode deixar a sua pele muito seca, o que pode ser muito ruim para cultivar bem a barba.

Leia também

Mais Recentes