Qual é a melhor hora para se bronzear?

PorPedro Katchborian 23 de Janeiro de 2018

Com o verão batendo à porta, muitos dão um gás no projeto academia, enquanto outros anseiam por ganhar uma cor. No entanto, bronzear-se esconde um perigo que pode ser letal — as queimaduras pelos raios UV. Aqui no Brasil, então, em que o clima é tropical e alguns minutinhos no sol significam já ficar vermelho, o cuidado deve ser redobrado. Você pode, sim, ganhar uma cor no verão, mas é necessário ficar de olho na melhor hora para se bronzear.

Não se engane: melhor hora para se bronzear não significa sair por aí quando o sol está mais forte e deixar o protetor solar de lado. Os raios UV podem trazer consequências sérias para a saúde — incluindo o temido câncer de pele, que é o câncer mais frequente no país e representa cerca de 30% dos tumores malignos do Brasil.

Logo, você deve seguir à risca algumas regras antes de tomar sol. Veja abaixo qual é a melhor hora para se bronzear:

Melhor hora para se bronzear

Direto e objetivo: qual é a melhor hora para se bronzear? Normalmente, quando o sol está baixando, os raios são menos diretos, então menos radiação chega na Terra”, diz a dermatologista Heather Rogers, para a GQ. “Isso não significa que não há radiação”, alerta. Logo, para não sofrer tão com as consequências da radiação recomenda-se evitar o sol das 10h às 16h. A dica da dermatologista é aplicar protetor solar a cada duas horas.

Altitude também importa

Quanto mais alto você está, mais limpo o céu é. Ou seja: ao fazer uma trilha em uma montanha ou visitar um lugar com grande altitude, você corre mais risco de queimaduras, não importa a hora do dia. Isso significa que a atenção com o protetor deve ser ainda maior.

Quanto mais perto do Equador, pior

Quanto mais perto do centro do globo, mais diretos são os raios UV. Já quem fica perto dos pólos acaba recebendo os raios de maneira menos direta.

Tempo de exposição

O tempo de exposição é o que você deve prestar mais atenção. Saiu na rua ao meio-dia por 5 minutos? Difícil que você vá se queimar. Mas se expor ao sol direto entre 16h e 18h é garantia de queimadura. Mais uma vez: não significa que não há radiação nessa hora.

Leia também

Mais Recentes