5 dicas essenciais para cuidar da pele e cabelo do homem na praia

PorVinicius Tamamoto 16 de novembro de 2018

Tradicionalmente, os homens não se atentam para os cuidados com a pele e cabelo. Um erro cometido principalmente no verão, quando ficamos expostos a temperaturas elevadas, aos raios ultravioletas e outras intempéries da estação. Na praia, os cuidados devem ser dobrados. E não é questão de beleza, mas de saúde.

Embora existam algumas diferenças entre a pele masculina e a feminina – a do homem é mais espessa que a da mulher, por exemplo – o plano básico para se proteger não difere muito entre os gêneros. O ponto mais importante para ambos é identificar e compreender o próprio tipo de pele. Veja:

Pele sensível: arde ou queima com facilidade
Pele normal: suscetível às condições externas, mas não sensível
Pele seca: repuxa e descama com facilidade
Pele oleosa: aspecto brilhante e bastante produção de sebo
Pele mista: seca em algumas áreas e oleosa em outras

Que tal seguir algumas dicas que vão te ajudar a manter a saúde do corpo em dias de praia.

Como cuidar da pele e cabelo masculino na praia

1. Hidrate sua pele

Depois de passar protetor solar, você tomou banho de sol e curtiu o mar por algumas horas. Ao chegar em casa, é hora de fazer uma limpeza no corpo. No banho, não muito quente, use um sabonete hidratante. Dependendo do seu tipo de pele, um creme também hidratante pode ser bem-vindo.

2. Atenção para o cabelo

Homens também precisam ficar atentos com o cabelo no verão. É comum, principalmente em quem tem poucos fios ou entradas, que o couro cabeludo queime. Nessa época, também há maior produção de sebo, deixando o cabelo oleoso. Há no mercado produtos especializados para proteger essa parte do corpo. Outra opção é usar chapéus e bonés.

3. Rosto limpo

Depois sofrer com vento, luminosidade e areia da praia, é hora de dar um descanso ao rosto. Lave bem a pele em água corrente e utilize um sabonete específico para a pele masculina, que em geral é mais grossa e oleosa do que a feminina. Dependendo do tipo de pele, algumas loções que regulam o nível de oleosidade também podem ser usados.

4. Não esqueça dos lábios

Os lábios são sensíveis e se queimam com facilidade, tanto no inverno quanto no verão. Durante o dia de praia, use um protetor labial com FPS de tempos em tempos para prevenir o ressecamento.

5. E o mais importante

Água, água e água. É imprescindível manter o corpo bem hidratado por dentro para o bom funcionamento do organismo, principalmente quando estamos expostos a extremos.

Leia também

Mais Recentes