Protetor labial: por que você deve usá-lo (principalmente no inverno)

PorPedro Katchborian 8 de Maio de 2018

Nós já falamos sobre cuidados no inverno com a pele e a barba, mas os lábios são os que mais sofrem nessa história toda. Para evitar os problemas com essa parte do corpo, você pode colocar mais um item em seu kit de higiene pessoal: o protetor labial.

Veja abaixo os motivos dos lábios ficarem tão ressecados com o frio, o que ocasiona as por muitas vezes dolorosas rachaduras, além de entender a importância dos protetores labiais.

Por que os lábios racham no frio?

Primeiro, por que a pele dos lábios é mais fina do que em outras partes do corpo. Segundo, pois eles não têm glândulas sebáceas, o que torna a região ainda mais suscetível a ficar desidratada. A primeira dica é resistir à tentação e não puxar nenhuma pele solta dos lábios. Isso pode ser doloroso e aumentar riscos de infecção, já que a boca é um grande foco de bactérias. Evite também ficar lambendo os lábios. Por mais que pareça que estamos hidratando a região, a saliva pode irritar ainda mais e contribuir para o problema.

Além do frio, outros fatores do inverno ajudam no ressecamento, como o ar-condicionado (que diminui a umidade do ar) e tomar bebidas quentes. Outro fator é que, como está mais frio, acabamos ficando mais tolerantes ao sol, que também pode prejudicar essa parte do corpo .

Como explicamos acima, o inverno pode ser uma época mais complicada para os lábios, mas fique atento: rachaduras podem ser indicativos de outros problemas, como deficiência em vitaminas.

Qual é a importância do protetor labial?

Embora tabu entre alguns homens, o protetor labial é essencial para evitar problemas como rachaduras e ressecamento. O mais básico dos protetores é a famosa manteiga de cacau, mas há produtos para todos os gostos, como o Nivea Lip Care. Vale aplicar o produto mais de uma vez ao dia, já que, conforme comemos e falamos, o protetor acaba saindo da boca.

A maioria dos protetores labiais não fazem qualquer tipo de distinção entre homem e mulher, servindo para ambos os sexos. O que existe, no entanto, são produtos voltados ao público feminino (como batons) que também protegem os lábios. Por último, os lábios também estão sujeitos à doenças mais graves, como o câncer de pele. Há protetores labiais que, além de hidratar a região, também tem fator de proteção solar.

Leia também

Mais Recentes