Saiba como se livrar da acne “surpresa” de um dia para o outro

PorLucas Borges 26 de novembro de 2018

Ela vem sem sabermos como e porquê. Surge de repente ou dá indícios de que em breve se manifestará, normalmente nos locais (especialmente no rosto) e nos momentos mais inoportunos. Sim, podemos superar a adolescência e ainda assim a acne continuará sendo uma ameaça. Mas existe solução para esse mal. Estourar esse pequeno e indesejável visitante com os dedos é quase irresistível, mas você pode acabar traído pela raiva contra a acne, criando uma cicatriz no rosto ou até mesmo dando força para a espinha se perpetuar por mais alguns dias. Por outro lado, sem tratamento a acne pode demorar de alguns dias até semanas para sair naturalmente da pele.  Revelamos a seguir algumas formas de se livrar desse incômodo de um dia para o outro, te salvando antes de uma entrevista de emprego, de um primeiro encontro ou seja do que for.

Como acabar com a acne rapidamente

Curativos hidrocoloides

Espécie de band-aid, o curativo hidrocoloide é um adesivo à prova d’água. Ele absorve a umidade e o pus da região machucada, impede que bactérias entrem na ferida e ajuda na cicatrização. Pode reduzir os efeitos da acne em algumas horas e fazê-la desaparecer completamente em poucos dias.

Tratamentos localizados

Existe uma série de substâncias encontradas em remédios em farmácias tradicionais ou que podem ser produzidos em farmácias de manipulação que podem ser aplicadas no local da acne para secá-la, reduzindo a inflamação.

O peróxido de benzoíla mata a bactéria dentro dos poros e a seca. Ela pode manchar as roupas, lençóis e toalhas. Portanto, é recomendável usar itens da cor branca ao aplicar essa substância no corpo. O ácido salicílico ajuda a desentupir os poros dissolvendo as células mortas, levando também o pus embora. O enxofre atua de forma similar ao peróxido de benzoíla, desidratando as bactérias e acalmando a pele. É encontrado em cremes e sabonetes.

Óleo de árvore de chá

Deve ser usado em pequenas doses, em sua essência ou como ingrediente de outros produtos. Níveis altos de concentração do óleo de árvore de chá podem provocar vermelhidão e irritação da pele. Mas mesmo em pouca quantidade esse remédio pode ser bastante efetivo na neutralização das bactérias da acne. É possível usá-lo diretamente nas espinhas ou, de forma preventiva, após se barbear. Pode não ser a melhor solução para acabar com o problema de forma imediata, mas é uma boa pedida para evitar o surgimento do visitante indesejado.

Soluções finais

Tradicional e rudimentar forma de tratamento, a aplicação de pasta de dente na pele se explica pela presença do laurel sulfato de sódio nos componentes das pastas, o que pode ajudar no combate à acne. No entanto, os remédios listados acima são mais eficazes.

Em casos de desespero, pode-se procurar um dermatologista para a aplicação de uma injeção anti lesão de cortisona, fazendo a acne desaparecer em até 36 horas. E é sempre bem-vindo o uso da base para maquiar os danos causados na pele do rosto. Aplicado em pouca quantidade e de forma discreta, a maioria das pessoas sequer perceberão que você está sofrendo com o calvário das espinhas.  

 

Leia também

Mais Recentes