14 tipos de bigode, seus nomes e as celebridades que os tornaram famosos

PorRafael Nardini 23 de Janeiro de 2018

Salvador Dali, Charles Chaplin e Freddie Mercury. Mas também Brad Pitt, Cauã Reymond e Matt Damon. O que eles têm em comum? Todos foram, em suas áreas, grandes artistas na mesma medida que controversos também. Outra conexão óbvia entre a boca e o nariz: o bom e velho bigode.

Há quem critique e há quem não arrisque jamais manter apenas os pelos do bigode. Mas em tempos que manter a barba já não é nenhum tipo de tentativa de ir contra as convenções – e, mais que isso, é estar na moda -, o bigode segue como uma série dificuldades para emplacar.

Estilos de bigode

Da mesma forma que os cortes de cabelo e os tipos de barba, não há apenas um bigode e nem é certeza de que por gostar de um estilo específico ele vá cair bem em você. Tem certeza que o estilo “morsa” combina com você? E o handlebar, vai combinar com o formato do seu rosto? Não são todos os homens que se adaptam também ao bigode ferradura ou ao imperial. Então, como praticamente tudo na vida, vá com calma.

Como fazer bigode crescer rápido

Mais importante que a lenda de que você precisa raspar constantemente a área que deseja ter mais pelos no rosto é a sua alimentação. A ciência aponta que alguns alimentos, entre eles, os que apresentam boas quantidades de zinco e vitamina D. São os casos da laranja, do ovo, da banana, do fígado e do salmão, por exemplo. Mas, releva também a saúde, que dormir bem é um santo remédio para sua barba, bem como fazer exercícios.

Como aparar bigode

Chegamos a mais um ponto crucial: como aparar os pelos do bigode. É basicamente como manter o formato e o tamanho que você considera mais adequado para seu rosto ou estilo. Com a tesoura ou a máquina de barbear, o processo é muito parecido. Você terá que seguir os seguintes passos:
– Umedecer os pelos;
– Penteá-los para baixo para visualizar as “sobras”;
– Aparar e encontrar os pelos que estão sobrando.

GALERIA

Tipos de barba e bigode

1. Carlitos

É aquele bigode bem fino, com poucos pelos e que cobre cerca de 3 cm do seu rosto, bem ao centro. Tornou-se célebre no rosto do ator Charles Chaplin, quando ele encarnou o personagem Carlitos. É bastante comum justamente como “piada” ou parte da fantasia do personagem clássico do cinema.

2. Chevron

É o bigode mais clássico, o típico bigode Freddie Mercury, que não pede para ser aparado de nenhuma forma especial e basicamente obedece o crescimento natural dos pelos. Ficou bastante conhecido no personagem Magnum e, provavelmente, foi a escolha de seu pai ou de algum tio nos anos 1960 e 1970. É o mais fácil de se adaptar. Um dos representantes do bigodão na atualidade é o ator James Franco.

3. Handlebar

O handlebar é um bigode com o centro cheio e com as pontas mais finas e delineadas. Como sugere o nome, é um bigode com uma espécie de “guidão” (tradução de handlebar). Foi um hit nos anos 1930 e 1940.

4. Bigode Falhado

Há uma série piadas sobre os bigodes falhados, que lembram quem tem poucos pelos ou mesmo a puberdade. O mais comum é associá-lo a quem tem uma certa “preguiça” de fazer a barba e fica com uma certa sujeira no rosto. O ator Ethan Hawke é um dos mais conhecidos por esse estilo.

5. Ferradura

O jogador brasileiro de vôlei Giba foi um dos corajosos a ostentar um desses. O corte não é chamado ferradura sem motivos. O bigode faz basicamente um desenho em volta da boca até o queixo. O lutador Hulk Hogan é talvez o mais celebrado bigodudo ferradura do planeta, ao lado de James Hetfield, guitarrista e vocalista do Metallica.

6. Fu Manchu

Tornou-se conhecido na representação de personagens asiáticos no cinema, como o Pai Mei, de Kill Bill. Normalmente, ele não mantém os pelos do centro, mas os fios dos lados são maiores e podem chegar a ultrapassar a linha do queixo. Entrou para a história também por ser o estilo do conquistador Genghis Khan. O nome Fu Manchu nasceu de um personagem fictício, no entanto.

7. Imperial

Este tipo consiste num bigode que cresce a partir do lábio superior para se estender pelas bochechas e costeletas. É um bigode grosso que surgiu no final do século 19. Vem daí o nome: o fato de ser um bigode imperial.

8. Inglês

É, de certa forma, um primo do handlebar. O bigode inglês é longo, dividido ao centro e cresce para os lados, com as pontas enroladas para cima. Para conseguir seu aspecto mais definido, você vai precisar de cera ou de algum produto especial.

9. Abajur

É um modelo em alta muito por conta de Brandon Flowers, vocalista do The Killers. O bigode é aparado diretamente sobre e deve ter o mesmo comprimento que seus lábios. Ou seja: o bigode abajur é aquele que obedece exatamente o espaço dos lábios. Nem mais nem menos.

10. Lápis

Alguém aí lembrou do Gomez, da Família Adams? Foi um clássico dos atores de Hollywood das décadas de 1940, lá pelos idos de O Vento Levou. O nome lápis é mais que sugestivo, já que o tipo de bigode é fino o suficiente para parecer ter sido desenhado. Ele mantém elas os fios mais próximos ao lápio, eliminando o restante. E, sim, dá um trabalhão mantê-lo em dia.

11. Morsa

Ninguém ganha um nome desses sem motivos. O bigode morsa é um dos mais controversos e raros de encontrar por aí. Mas é basicamente deixar os fios que nascem acima do lábio muito grandes e penteados para baixo. Um verdadeiro morsa cobre, inclusive, toda o lábio. Há registro de hipsters com eles por aí, mas são casos raríssimos.

12. Pincel

É um parente muito próximo ao bigode chevron. O “estilo pincel” significa um bigode grosso, que cobre a largura da boca, mas apresenta os cantos ligeiramente arredondados.

13. Pirâmide

É chamado de um bigode da pirâmide porque tem uma base larga, mas estreita quando atinge o nariz. É semelhante à forma de uma pirâmide. Brad Pitt aderiu ao pirâmide no filme Bastardos Inglórios.

14. Soulful handlebars

É a versão mais espessa do handlebar clássico, que mantém apenas ligeiros fios nas pontas. O soulful é, portanto, a versão mais “desleixada” e hipster do modelo clássico. É capaz de você ter encontrado uma porção por aí já. Talvez só não soubesse o nome real.

Leia também

Mais Recentes