7 tipos de cavanhaque e em quem você pode se inspirar

PorRafael Nardini 8 de Janeiro de 2018

O ator Robert Downey Jr na pele do bilionário Tony Stark, dos filmes Homem de Ferro, trouxe mais que muito dinheiro e uma franquia que parece que jamais vai abandonar o cinema. Para dar o charme que imaginou que deveria haver em seu personagem, o Tony Stark de Downey Jr tem um cavanhaque milimetricamente aparado, um cavanhaque desenhado com esmero por algum dos barbeiros mais caros de Nova York, podemos apostar.

E é sobre ser um pouco esse Tony Stark de você mesmo que vamos falar nas próximas linhas. Passamos por sete tipos de cavanhaque e algumas dicas iniciais de como chegar lá.

O que é cavanhaque

Nos conta a Wikipedia, que o nome em português do estilo de barba tem relação com o general francês Louis-Eugène Cavaignac. Segundo o site, o estilo de manter os pelos na ponta do queixo foi adotada pelo imperador francês Napoleão III, séculos atrás. E o general Cavaignac, que nem ostentava pelos no queixo como estilo de barba, levou a fama.

Curioso é: a denominação nem tem a ver com tal general entre os franceses. O visual, assim como acontece na língua inglesa (goatee) tem familiaridade com os bodes. Em francês, o cavanhaque ganhou a alcunha de bouc.

Os vários cavanhaques

Decidir qual desses tipos de cavanhaque é melhor para sua estrutura de rosto tem a ver com uma série de fatores. Mais adiante falaremos sobre os cavanhaques para cada tipo de rosto com mais profundidade, mas algumas coisas são mais simples do que parecem.

Leve sempre em conta seu visual como um todo. Em geral, um cavanhaque muito marcado ou um estilo mais ousado, como o Van Dyke, fazem mais sentido para quem se veste de forma mais despojada. Por outro lado, um corte mais arredondado parece servir muito bem a quem veste-se mais formalmente.

Passo a passo para criar um cavanhaque

– Certifique-se de que sua pele e barba não estejam molhadas.

– Apare a barba do queixo e o bigode de maneira a que eles fiquem mais “altos” que o restante da barba. Você pode também simplesmente optar por um contraste maior e eliminar os pelos das bochechas.

– Use uma lâmina de barbear para criar os contornos das linhas do cavanhaque deseja.

– Apare os pelos pelo menos uma vez por semana, para manter seu cavanhaque com destaque.

Tipos de cavanhaque

GALERIA

1. Cavanhaque (sem bigode)

É o chamado cavanhaque original, digamos assim. É quando você elimina todos os pelos do rosto, exceto aqueles que nasce na ponta do queixo. Sem bigode, sem costela, sem bigode se conectando ao cavanhaque.

2. Cavanhaque arredondado

É aquele estilo em que basicamente a barba forma um espécie de círculo, com os cabelos faciais do bigode continuando ao lado da boca. Normalmente não é tão larga nem com pelos tão grandes. É o mais popular de todos os estilos de cavanhaque. O poderoso e trágico personagem Walter White, de Breaking Bad, é um dos expoentes mais recentes do estilo.

3. Cavanhaque desenhado (pretty boy)

Basicamente a versão com mais detalhes e mais “refinada” do cavanhaque arredondado. Um dos maiores expoentes do estilo é o eterno Fresh Prince of Bel Air, o ator Will Smith. O pretty boy é recortado consideravelmente em todas as áreas para formar uma linha fina de bigode e cavanhaque.

4. Landing strip

É aquele estilo de cavanhaque sem bigode e que se estende como se fosse apenas uma linha grossa e centralizada no queixo. Foi muito comum no início dos anos 2000 e fim dos anos 1990. Lembra das bandas Korn e Deftones? Pois, então, os vocalistas de ambas eram representantes do landing strip.

5. Van Dyke

O Van Dyke acabou sendo imortalizado no cinema como um estilo dos Três Mosqueteiros. Bigode com pontas finas e cavanhaque que tem o centro maior que as laterais. Bigode e cavanhaque não se encontram, deixando um espaço que se sobressai. O ator Christian Bale é um dos que adotou o visual por anos e em diversos papeis no cinema.

6. Âncora

O cavanhaque âncora é uma versão alongada do Van Dyke, permitindo que os cabelos faciais do queixo se alonguem até, geralmente, ficarem mais próximos das costeletas. Vem daí o nome. A aparência com uma âncora.

7. Royale Beard

É a junção de um landing strip com um bigode que percorre os espaço dos lábios. Dá ainda para manter a landing strip mais grossa e o bigode mais fino nas pontos, feito os hipsters mais vaidosos. É um estilo de cavanhaque bastante comum e perfeito para quem é mais ousado no estilo.

Leia também

Mais Recentes