Na moda no verão: 6 dicas de como brilhar usando blazer com camiseta

PorRafael Nardini 23 de Janeiro de 2018

“Era uma vez, quando os homens tinham de lutar durante todo o ano com camisa de gola e terno, suando durante todo o verão. Bem, esses dias não existem mais. Agora, é perfeitamente aceitável usar uma camiseta sob seu terno e, na verdade, durante o verão, é mais adequado”. A fala é Max Belinger, em artigo na GQ americana deste ano, celebrando a era do blazer com camiseta.

Bem, se nos Estados Unidos os homens se livraram da obrigação da camisa e gravata no verão, o que dirá de um país quente durante quase o tempo inteiro como o Brasil, certo? É sobre como aprender a combinar camisetas e ternos que falaremos nas próximas linhas. E, não, você não precisa se preocupar achando que vai parecer datado ou saído de um filme dos anos 1980. Como? Com as dicas a seguir.

1. Um blazer que combina com (quase) tudo

A moda masculina tem evoluído muito ano após ano, dando maior liberdade de cores e combinações. Mas para quem quer evitar erros, as cores clássicas de blazers e ternos continuam sendo marinho, cinza e preto, capazes de criarem combinações simples e matadoras para rigorosamente qualquer ocasião. Para o verão, especificamente, os tons claros ganham força: bege, azul claro, palha e cinza claro são algumas das cores perfeitas para a época. Tecidos de algodão ou o linho também são excelentes para a estação mais quente do ano.

2. Qual camiseta usar com blazer?

Você pode pensar de duas formas mais diretas: complementando a cor do blazer e da calça ou criando uma oposição. De toda forma, para quem não quer errar: pretas, brancas e cinza mescla garantem combinações simples e elegantes. Cores quentes podem funcionar bem em oposição ao cinza e ao preto, por exemplo.

3. Tamanho certo faz toda diferença

O blazer tem que estar adequado ao seu corpo. E como chegar lá, você pode ler aqui mesmo neste artigo especial do Você Sempre Pronto.

4. Blazer com camiseta branca

A camiseta branca serve como base para qualquer terno. Rigorosamente qualquer um deles. E, bem, elas vão dar uma respirada extra para você em dias quentes. Mas, para além disso, elas servem como ótimas bases para ternos com estampas xadrez, risca de giz ou padronagens com listras e quadriculados.

5. Blazer com camiseta estampada

Evite, a não ser que já esteja mais que habituado aos blazers com camiseta. Segundo Brian Trunzo, da marca de Nova York Carson Street Clothiers, as camisetas com cores sólidas e sem estampas são mais adequadas ao estilo. “Você já está quebrando as regras. Não precisa zombar ainda mais delas”, exemplificou ele, em entrevista ao Wall Street Journal.

6. Blazer preto com camiseta preta

O visual all black é uma garantia de equilíbrio e elegância, mas, em tese, “proibida” no verão. Pense no calor que vai sofrer com um visual todo em preto. No entanto, em eventos noturnos, o all black é minimalista e elegante o bastante para fazer muito sucesso.

Leia também

Mais Recentes