Como usar camisas de times de futebol e ficar elegante

PorPedro Katchborian 4 de outubro de 2017

Quem tem uma vasta coleção de camisas de times de futebol adora ostentá-las por aí. Churrasco, festa com amigos, campeonatos amadores de society ou Fifa 18. Tudo é motivo para vestir a camisa de futebol que faz o coração bater mais forte. Vale tudo: clube do coração, daquele time simpático do interior ou de algum poderoso europeu.

Podendo custar até mais de R$ 300, as camisas de futebol costumam ser sagradas para quem tem uma coleção. No entanto, os modelos podem, sim, incomodar namorada, crushs ou interessadas por você.

Duvida? Então dá só uma olhadinha no sucesso que fez este tuíte:

Os mais de 2 mil retuítes mostram que muita gente se identifica com a situação.

Mas antes que você aposente completamente suas camisas preferidas (e mais caras), saiba que é possível sair com a camisa do Pogba, do Neymar, do Gabriel Jesus e de diversos jogadores e ainda assim ficar elegante.

Para você saber montar um visual interessante e não deixar de ostentar as cores do seu clube (ou de qualquer outro), falamos com Vandressa Pretto, consultora de imagem e diretora da Ecole Supérieure de Relooking.

Camisas de times de futebol: as combinações certeiras

A primeira dica é relacionada ao tamanho da camisa. Se quiser ficar bem ao usar a roupa, procure o tamanho adequado. “Esqueça os modelos antigos que ficam muito largos no corpo”, diz Vandressa. Outro truque é evitar usar muitas cores diferentes – nas cores mais neutras, você pode tentar combinar a calça com a cor da camisa.

Caso a sua camisa seja uma da Holanda, aquele laranja bem chamativo, procure calças jeans escuras, sem lavagens que chamam mais a atenção. “Nesses casos, também há outras opções como calças mais básicas como preta, cinza escuro, caqui ou marrom”, diz.

O caimento da calça também importa: utilize o bom senso ao comprar calças mais largas. “Se estiverem largas demais, podem mostrar que você está mais gordinho”, diz a consultora. E os calçados? Nada de chuteira ou tênis esportivo. Sapatênis deve ficar bem com a aquela clássica camisa 10 do Brasil.

Muitos patrocínios? Melhor usar no estádio ou para jogar

Sabemos que hoje as camisas às vezes estão recheadas de patrocínio. A dica de Vandressa é buscar camisas mais limpas – há alguns times que vendem camisas sem patrocínio para os torcedores. Se for muito chamativa e com muitos símbolos, a recomendação é usar no estádio ou exclusivamente na hora de torcer para o time — em casa ou em um bar com amigos.

“Dependendo do ambiente e do estilo pessoal, algumas adaptações são bem vindas. Os modelos oficiais são mais caros, mas trazem tecidos de melhor qualidade do que as genéricas”, lembra. Outra possibilidade é usar modelos polo ou retro, que não sobrecarregam o estilo.

Em relação às melhores situações para usar a camisa, Vandressa cita situações de lazer, final de semana, cinema, entre outros lugares casuais. “Para não errar, complemente o look com bermuda, um tênis esportivo ou jeans descontraído.

“Mas muito cuidado para não se vestir de jogador”, explica. Se você quer ficar elegante em ambientes semiformais, melhor optar por um jeans escuro. Por último, a consultora lembra de uma regra básica: “nunca use a camiseta do seu time no trabalho, por mais descontraído que ele seja”, diz. Também a evite num primeiro encontro amoroso (alô, Pogba!), eventos sociais ou em entrevistas de emprego.

Leia também

Mais Recentes