4 dicas de como escolher camisas de manga curta estampadas

PorRafael Nardini 23 de Março de 2018

As formas como a camisa é usada pelos homens está em constante transformação. Após décadas de regras muito bem definidas entre camisas consideradas sociais e outra peças “condenadas” aos momentos de lazer ou bem longe dos ambientes de trabalho. A verdade é que as camisas masculinas estampadas vieram para ficar e para preencher o seu guarda roupa.

Felizmente, essa era não existe mais. Duvida? Então, o que dizer de uma matéria da GQ americana em que o título é 8 camisas estampadas para reinventar seu terno favorito?

Como usar camisas masculinas estampadas

1. Os tipos de estampas

A camisa estampada masculina está aí pelas ruas. Sejam camisas de manga curta ou longa, com micro estampas (pontinhos, pequenos desenhos poligonais ou formas indefinidas) ou longas e grandes flores e animais.

Nos explica o blog À Moda Deles, do jornal O Estado de S. Paulo, algumas diferenças entre os cortes e tipos de camisas:
“As camisas sociais continuam existindo e são bem diferentes das camisas casuais. Apesar das semelhanças em tecido, botões e colarinho, as camisas sociais são lisas ou com estampas hiper discretas (geralmente listras ou padrões de gravataria quase imperceptíveis), têm punhos e colarinhos rígidos e o comprimento longo, já que são obrigatoriamente usadas por dentro da calça”.

As camisas casuais, por sua vez, estão em outros dois grupos: “São as mais formais e as totalmente casuais. E, por não serem atemporais, seguem fielmente os ditames da moda. Ora são étnicas, ora lisas, ora de uma cor específica, ora micro estampadas. E a moda agora é essa: camisas micro estampadas geométricas”.

2. Camisas estampadas com roupas formais

Pode parecer que as camisetas estampadas masculinas são automaticamente casuais. Mas não é verdade. O que ajuda determinar o quanto “arrumado” você está é justamente o que acompanha a camisa ou, principalmente, as estampas em si. “Padrões mais “tímidos” funcionam muito melhor para tornar o visual em mais formal. Impressões sutis, bolinhas, listras e motivos pequenos, terão muito mais sucesso do que os estilos aztecas ou geométricos completos”, explica o site de moda Fashion Beans.

Uma combinação elegante e arrumada? “Uma camisa de polka dot azul marinho ou branca, blazer cinza, calças cinza e mocassins estruturados”.

Em contraponto, uma bela calça vinho vai servir como um excelente equilíbrio para uma camisa branca, cru, bege ou cinza com estampas, muito, muito tímidas.

3. Como combinar camisa estampada com a calça

As chances de sobrepor estampas ou cores fortes e dar certo são sempre muito, muito reduzidas. Lembre-se, as estampas vão servir como um foco de atenção ao seu visual. Quando você decide equilibrar uma calça vinho com uma camisa estampadas as chances de você criar um ruído são bastante consideráveis. Opte pelo básico: calças pretas, marinho e de chino bege, as opções mais clássicas que podem haver, funcionam como ótimas telas para as camisas estampadas.

4. Camisas florais (o rockabilly voltou!)

Novamente, nos explica o Fashion Beans: “A estética de 1950 é outro estilo atemporal que certamente merece seu lugar no guarda-roupa do homem moderno”. Sim, aquelas clássicas camisas florais – algumas até um pouco exageradas – estão de volta. O site dá a dica para quem quiser parecer um Elvis Presley moderno: O look rockabilly é um par de calças jeans, botas, uma camiseta branco e uma camisa de manga curta havaiana aberta. Mas você pode misturar quase qualquer camisa de impressão de manga curta e ter o mesmo efeito”. Anotado?

Leia também

Mais Recentes