4 dicas certeiras de como comprar o terno slim ideal para você

PorRafael Nardini 23 de Janeiro de 2018

Sabe aquela coisa de que é bem mais fácil para os homens se vestirem? Ela é uma verdade e uma mentira. Verdade porque, de fato, a cobrança passa bem mais longe do que com as mulheres e, sejamos sinceros, um bom terno (costume, no caso, de paletó e calça) resolve uma série de dúvidas e códigos de vestimenta, sejam eventos sociais, casamentos ou restaurantes ou festas chiques.

E a frase é uma mentira justamente porque parece que todos os ternos do mundo foram feitos para você, que é só vestir um preto ou cinza e tudo vai se acertar magicamente. E dessa desinformação nasce a dificuldade. Sem informações, o que mais se vê por aí são ternos pequenos ou grande demais, mas raramente com o caimento adequado. Se o tema é terno slim (terno ajustado), aí é que a coisa fica pior.

Dicas na hora de comprar um terno novo

1. Como saber se o terno slim esta no tamanho certo

Alguns truques continuam sendo universais. E saber seu tamanho vai ser essencial para comprar o terno correto. No caso do terno slim, que tomou conta da moda masculina nos últimos anos, o medo é ficar “apertado” demais. Mas algumas dicas simples funcionam bem. Por exemplo: sua mão aberta deve passar com facilidade sob a lapela enquanto o primeiro botão (de cima para baixo) estiver fechado. Se o paletó se repuxar inteiro, tente um número maior. Pequenas curvaturas podem ser consideradas normais.

Outra dica certeira é sobre o botão do terno. O botão do meio (nos ternos de três botões) ou o primeiro botão (no terno de dois botões) não podem ficar abaixo do seu umbigo. No caso dos ternos slim, esqueça a dica do comprimento do terno baseado nos punhos fechados. É normal que ele seja mais curto, com a barra terminando mais ou menos na altura do meio do seu punho. A camisa de manga comprida deve “sobrar” para fora do terno cerca de 2 cm. Mas não exagere ou vai parecer que comprou o terno errado.

2. Experimente o terno slim usando camisa

Uma coisa muito simples, mas capaz de causar um certo embaraço é esquecer de experimentar o terno slim com uma camisa. O que acontece é que, mesmo com pouca diferença, você pode acabar levando para casa um terno menor do que deveria. Você perde o referencial para o comprimento das mangas do terno.

Use uma camisa ao tirar as medidas para o terno. É importante usar o tipo de camisa que você usaria embaixo do paletó ao tirar as medidas. A costura da manga da camisa pode servir como posição estratégica para se medir a largura dos ombros

3. As axilas devem estar soltas

Outra dica certeira e pouco lembrada na hora de comprar um terno (slim ou não). As axilas apertadas são sinais de que o terno não vai ficar bom para você. Ao vestir o terno, as suas axilas devem estar soltas o bastante para que você se mova de modo completo e confortável. Menos pano é mais. Mas tão pouco pano vai fazer você parece engessado dentro da sua roupa.

4. Experimente o terno slim da forma correta

Quando você está em pé, seu paletó slim estará abotoado (apenas o primeiro botão de cima para baixo ou os dois primeiro em caso de modelos com três botões). Por isso, o truque é ótimo para garantir que está comprando a peça correta. Se fechar o terno slim causa rugas e vincos na peça, troque. Ela deve manter-se lisa e firme, com raríssimas exceções e movimentos mais bruscos.

Mas o terno fechado deixar você com espaço para movimentação. Lembre-se disse e movimente braços, pescoço, bote a mão no bolso, enfim… Faça os testes de movimentação.

Leia também

Mais Recentes